Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Walter Naime ganha reconhecimento da Câmara por lançamento de livro

"Antes do Depois - Transformar sem Desumanizar"; nestas reflexões, o escritor e arquiteto é agraciado com moção de aplausos conferida pelo vereador Pedro Kawai


“Diante de um cenário de grandes incertezas que ocupam a atualidade, o ser humano, como defesa, vem praticando o exercício do imediatismo de 'viver o presente', deixando de lado o que o futuro pode nos reservar”.


Com esta reflexão no prefácio de sua obra, Walter Naime apresenta o livro: “Antes do Depois – Transformar sem Desumanizar”. O arquiteto e escritor ganha o reconhecimento da Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), na moção de aplausos 72/2022, em felicitações pelo lançamento do livro.

A entrega da honraria aconteceu na manhã desta sexta-feira (27), em ato solene às 9 horas, transcorrido na sala de reuniões da presidência da Câmara.


O vereador Pedro Kawai falou da alegria e satisfação que a Câmara tem, em consonância com a população, de contemplar o autor, pela publicação do livro, que reflete uma coletânea de contribuições a que Naime se pauta na busca de uma sociedade mais justa. Além de referendar as inúmeras obras em projetos pela cidade que tem a participação do arquiteto.


Walter Naime agradeceu o recebimento da honraria e, relatou um pouco de seu histórico de vida e, do valor a que damos à ela. Também falou de projetos a que esteve envolvido, a exemplo da construção do prédio principal da Câmara, rua Alferes José Caetano, quando integrou a equipe. "O importante é a estrada e não saber onde se quer ou realmente vai chegar", sintetizou o escritor, em reflexões sobre o percorrer da humanidade.


Para Naime, as pessoas estão preocupadas com as circunstâncias da vida e não com a essência. "Esquecem que houve mais gente que conduziu isso. Há gente que só discute o que foi feito. Precisamos acreditar na esperança, pois isso nunca vai morrer", disse o arquiteto, para mostrar a importância de acreditar no amanhã de paz e na busca de novas diretrizes de vida.


MOÇÃO - no teor da comenda, o vereador Pedro Kawai considera que o arquiteto e escritor Walter Naime, natural de São José do Rio Preto foi o responsável pelo projeto e construção da Escola de Música de Piracicaba, da sede do Jornal de Piracicaba e da residência do maestro Ernest Mahle, entre outros projetos, sendo que no último dia 27 de abril, lançou na sede da ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), o livro com o título ‘Antes do Depois – Transformar sem Desumanizar".


Com editora própria, a obra apresenta aos leitores coletâneas de artigos e crônicas de sua autoria, publicados em meios de comunicação, durante vários anos, que abordam assuntos locais, nacionais e internacionais.


A obra conta também com prefácios de autoria do diretor do Jornal de Piracicaba, Marcelo Batuíra Losso Pedroso, do radialista da Jovem Pan FM, Jairinho Mattos e do secretário da Ação Cultural, Adolpho Queiroz, além de ilustrações dos artistas gráficos Emílio Moretti e Erasmo Spadotto, entre outras contribuições.


Texto e foto: Câmara de Piracicaba

12 visualizações0 comentário