Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Vicentinas que atuam na Santa Casa são homenageadas pela Câmara

Há 41 anos, o grupo de voluntárias confecciona enxovais para mães carentes


Foto: Davi Negri - MTB 20.499

O vereador Pedro Kawai (PSDB) entregou nesta terça-feira (9) voto de congratulações ao grupo de “Mulheres Vicentinas”, que atua Santa Casa de Piracicaba. O trabalho voluntário teve início em 1980 para confecção e distribuição de enxovais para mães carentes. Por mês, são entregues até 30 enxovais, com 45 peças. Da homenagem participaram as vicentinas Adair Rainha e Ivone Marconatto e pela Santa Casa o dr. Alexandre Valvano Neto, vice-provedor e Vanda Pentean, administradora.


Na entrega, o vereador destacou o trabalho dessas mulheres voluntárias. "Na Santa Casa de Piracicaba elas atuam há 41 anos. Antes da pandemia, o grupo se reunia uma vez por semana, numa sala cedida pelo hospital, para costurar, bordar e montar os enxovais que são doados a mães carentes", afirmou. Pedro Kawai destacou que “o trabalho das vicentinas serve de motivação para toda sociedade, principalmente porque demonstram amor ao próximo”.


Segundo o vereador, devido à pandemia da Covid-19, os encontros presenciais foram suspensos, pois a maioria das 30 integrantes tem mais de 80 anos. “Mesmo assim, o trabalho não parou. Elas se organizaram, distribuíram os tecidos e confeccionam os enxovais nas suas casas. Isso mostra o compromisso do grupo com as mães, que recebem um enxoval que ajuda no início da vida dos recém-nascido”, enfatizou.


A presidente do grupo, Adair Rainha, 73 anos, agradeceu o vereador Pedro Kawai e também ao apoio dos provedores da Santa Casa, a começar por Antônio Romano, em 1980, e agora com João Orlando Pavão. Ela lembrou que o grupo é unido e, mesmo na pandemia, não parou suas atividades, citando a voluntária Maria Aparecida Bertozi, 93 anos, que fez questão de continuar ajudando na confecção dos enxovais.


O doutor Alexandre Valvano Neto, vice-provedor da Santa Casa, também agradeceu a Câmara Municipal pelo voto de congratulações e destacou o importante trabalho das vicentinas. "O grupo tem o apoio e o respeito do hospital pelo sério e comprometido trabalho com as mães carentes", disse.


ENXOVAIS - O grupo não consegue quantificar os enxovais foram confeccionados nestes 41 anos de trabalho. Mas para se ter uma ideia, cada enxoval é composto de 45 peças: cobertor, toalha de banho, fraldas de pano, fraldas descartáveis, ‘mijãozinho’, casacos de flanela, pijama, camisas de algodão, calças plásticas, casaco de lã, manta, macacão, sapatinhos de lã, pares de meia e conjunto completo de malha e body.




Texto: Miromar Rosa - MTB 17.063

Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

10 visualizações0 comentário