Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Vereadores pedem implantação do Hospital Veterinário de Piracicaba

Gilmar Rotta (CID), Alessandra Bellucci (REP) e Pedro Kawai (PSDB) foram recebidos no Palácio dos Bandeirantes

Uma comitiva formada pelo presidente da Câmara, Gilmar Rotta (CID) e pelos vereadores Alessandra Bellucci (REP) e Pedro Kawai (PSDB), foi recebida, terça-feira (22), pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, em audiência sobre a implantação do Hospital Veterinário em Piracicaba.


No encontro, no Palácio dos Bandeirantes, a pedido de Kawai, os parlamentares relataram o processo de implantação do equipamento público, que se iniciou ainda em 2019, quando o município se habilitou para receber uma das dez unidades destinadas ao interior. A área fica no bairro Terra Rica/Taquaral, próximo ao Cecap-Eldorado.


Rotta disse ao secretário que o decreto 18.188/2020, que trata da doação da área com 1.742m² para a construção do hospital, foi assinado em fevereiro do ano passado e aprovado pela Câmara. Na ocasião, cogitou-se parceria com o curso de veterinária da Universidade Metodista de Piracicaba na gestão e no atendimento.


A vereadora Alessandra Bellucci também acompanhou o processo, desde quando o então prefeito Barjas Negri (PSDB) reuniu entidades, ONGs e cuidadores independentes para uma reunião com o objetivo de receber propostas para a gestão do hospital veterinário. Ela disse que “há uma grande expectativa da sociedade, que torce para que o hospital seja implantado o quanto antes”.


A parlamentar observou que há muitas pessoas que não possuem condições para levar seus pets a clínicas particulares e, como consequência, muitos animais morrem por falta de atendimento.


Kawai destacou que compreende que a Covid-19 é prioridade para os governos, mas ressaltou que a implantação do Hospital Veterinário “é um sonho antigo dos protetores e da sociedade, que precisa ser implantado urgentemente”. Além disso, o vereador pediu que Vinholi avaliasse a possibilidade de o Estado assumir pelo menos parte do custeio do hospital, a fim de desonerar o município.


Vinholi concordou com a relevância do pedido e disse que encaminhará ao governador João Doria Jr (PSDB) com a urgência que o tema requer. Ele não soube precisar quando será a licitação para a contratação da empresa responsável pela construção, mas disse que tem conhecimento que o prazo de permissão do uso do terreno a título precário se encerra em breve.


PARLAMENTO REGIONAL - Durante o encontro, o secretário Marco Vinholi parabenizou o presidente da Câmara, Gilmar Rotta, por sua eleição como presidente do Parlamento Regional, restabelecido esta semana, em decorrência da assinatura do projeto de implantação da Região Metropolitana de Piracicaba, pelo governador João Doria Jr.


“É uma grande responsabilidade, e uma oportunidade histórica ser o primeiro presidente do Parlamento Regional”, disse Rotta, lembrando que a região passa ter dinâmica mais solidária e cooperada, com decisões colegiadas. “É um novo modo de agir e de legislar, porque permite o fortalecimento das cidades menores, que se somam às outras cidades para compartilhar as conquistas”, concluiu.




Texto: Assessoria parlamentar

Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Revisão: Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


104 visualizações0 comentário