Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Vereador solicitará campanha de combate ao câncer colorretal na Câmara

Faixa azul foi solicitada pelo vereador Pedro Kawai (PSDB)


O vereador Pedro Kawai (PSDB) solicitará a inclusão do mês de março como o mês de conscientização e prevenção ao câncer colorretal nas celebrações oficiais da Câmara Municipal de Piracicaba. Para isso, Kawai protocolará um projeto de decreto legislativo na Casa de Leis.


A iniciativa se soma ao movimento nacional que vem ganhando adesão em todo o país, desde a aprovação do projeto de Lei 5.024/2019, de autoria do senador Gilberto Nascimento (PSC-SP). “No Brasil, mais de 60 monumentos e pontos turísticos já estão sinalizados com a cor azul marinho, como forma de chamar a atenção para esta doença que vitima milhares de brasileiros todos os anos”, afirmou o vereador.


Kawai adverte que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de intestino ou colorretal (CCR) é o 3º tumor maligno mais frequente entre homens e o 2º entre as mulheres. A maior incidência de casos ocorre na faixa etária entre 50 e 70 anos. Contudo, ele é tratável e curável quando detectado precocemente.


A fim de chamar a atenção para a necessidade de se realizar o diagnóstico precoce da doença, Kawai pediu a instalação de uma faixa azul marinho em frente ao prédio principal da Câmara Municipal de Piracicaba, que permanecerá até o dia 31. “É uma simbologia, mas indica a nossa preocupação em conscientizar as pessoas sobre a doença”, destacou.


Texto e foto: Assessoria parlamentar

Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lembro-me quando, pela primeira vez, trabalhei na Festa das Nações. Tinha 12 anos e, com meu pai e irmã, ajudei na montagem da barraca japonesa. Limpava e servia as mesas e varria o chão. Me sentia im