Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Vereador presta homenagem a Tupi e à Paulista, em festividades de centenário

Pedro Kawai participou das solenidades realizadas pela prefeitura, na manhã desta sexta-feira (29)


Os cem anos do distrito de Tupi e da Estação da Paulista, foram comemorados na manhã desta sexta-feira (29), com atividades desenvolvidas pela Câmara Municipal e pela Prefeitura, prestigiadas pelo vereador Pedro Kawai (PSDB).


As festividades iniciaram-se na antiga estação ferroviária do distrito de Tupi, com o descerramento de uma placa alusiva ao centenário de sua construção, evento que contou com a presença de várias autoridades e moradores.


Na sequência, ocorreu a abertura da exposição “Trilhos da História”, no hall do plenário da Câmara Municipal, comemorativa aos 100 anos da inauguração da Estação da Paulista. A mostra reúne fotos atuais e de época, além de documentos antigos que datam desde vinte anos antes, quando as primeiras solicitações para a sua implantação foram iniciadas.


O último evento, realizado na própria estação, foi marcado por homenagens e execução musical pela Banda União Operária. Uma placa comemorativa foi descerrada pelo prefeito municipal, acompanhado por várias personalidades da cidade, entre as quais, moradores e descendentes dos trabalhadores ferroviários.


Segundo Kawai, foi um dia muito importante, porque traz à memória da população, a importância da chegada do segundo tronco ferroviário à cidade. “Até 1922 só havia a Sorocabana e, com a chegada da Paulista, a cidade deu um salto em seu desenvolvimento”, contou.


Kawai lembrou que a Paulista também foi um local de encontros e despedidas, mencionando a chegada de imigrantes, e a partida dos voluntários para a Revolução de 1932. “Tive o privilégio de ser o primeiro diretor da Paulista, em 2006, tendo a chance de acompanhar de perto todo o processo de restauro, revitalização e transformação em espaço cultural e de lazer”, declarou.


Na Câmara Municipal de Vereadores, as atividades comemorativas ao centenário da Estação da Paulista prosseguem ao longo do mês de agosto, com a exibição, pela TV Câmara, do documentário “Alma de Ferro”, proposto por Kawai e produzido pelo Departamento de Comunicação da Câmara.


No dia 02 de agosto, das 14h às 16h, a Escola do Legislativo, realizará uma roda de conversa, com a presença de dois autores de livros que narram parte da história da estação e do bairro: João Humberto Nassif e Edilson Rodrigues de Morais. A mediação do evento será feita pelo vereador, que, além de Coordenador da Escola do Legislativo, foi morador do bairro por décadas, e ali mantém o comércio da família.


Texto e fotos: assessoria parlamentar

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo