Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Vereador pede informações sobre falta de medicamentos no DRS-X

Pedro Kawai também solicitou a vinda a Piracicaba do Serviço de Verificação de Óbito.




Após receber reclamações sobre provável falta de medicamentos e insumos necessários ao tratamento de doenças como lúpus e a procedimentos cirúrgicos como a ostomia, o vereador Pedro Kawai (PSDB) solicitou uma audiência junto ao Departamento Regional de Saúde de Piracicaba (DRS-X) para colocar o seu mandato à disposição e ajudar os pacientes que aguardam a normalidade no fornecimento.


Segundo o vereador, a falta de cloroquina e adalimumabe pode agravar os casos de lúpus em pacientes que dependem do serviço público de saúde. Ele também mencionou a falta de bolsas para ostomizados na rede pública, mas recebeu a explicação do diretor técnico de saúde da farmácia do DRS-X, Daniel Picca, que o problema já está solucionado junto aos fornecedores e ao Ministério da Saúde.


Durante a visita, Pedro Kawai também solicitou que a diretora do DRS-X, Regiane Portes Mendes, e a diretora de planejamento, Erica Aparecida Setten Pedronete, orientassem sobre os requisitos necessários para que o município venha a ter seu próprio Serviço de Verificação de Óbito. Atualmente, o serviço é realizado por funerárias em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.


"Será uma grande conquista para o município, especialmente para desburocratizar esse procedimento, que é feito em um momento de muita dor para os familiares de falecidos", observou Pedro Kawai.


O vereador disse acreditar que uma das possibilidades para implantar o serviço seja criá-lo junto ao Hospital Regional "Dra. Zilda Arns", para que outros municípios da região de Piracicaba também sejam beneficiados.




Texto: Assessoria parlamentar

Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Revisão: Ricardo Vasques - MTB 49.918

Foto: Assessoria parlamentar

49 visualizações0 comentário