top of page
Buscar
Foto do escritorVereador Pedro Kawai

Vereador manifesta preocupação com mudanças no Marco do Saneamento

Pedro Kawai comentou decretos assinados recentemente pelo presidente Lula


No início de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou decretos que modificam o Novo Marco Legal do Saneamento Básico. Para o vereador Pedro Kawai (PSDB), a flexibilização "atrapalha a construção de um país".


Entre as mudanças está o fim do limite de 25% para a realização de Parcerias Público-Privadas (PPP) pelos estados. O texto permite que empresas estatais prestem o serviço diretamente, sem necessidade de licitação em casos de prestação regionalizada, como em regiões metropolitanas.


"Não sou expert no assunto, mas até comecei a estudar a questão do saneamento básico por conta da discussão sobre a cobrança da taxa de resíduos. A meu ver, o marco foi uma conquista e a assinatura dos decretos atrapalha a construção de um país que é deficitário no saneamento básico. Sempre tem que ter um avanço, um crescimento. Mas o presidente Lula errou ao assinar os decretos", avaliou Pedro Kawai, durante a 22ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (24).


Além disso, Kawai lembrou que o governo prorrogou para dezembro de 2025 que os municípios provem ser capazes de fazer investimentos, enquanto o marco previa para o ano de 2021, já que muitas cidades não apresentaram os relatórios. "A prorrogação é para dezembro de 2025 para regionalização dos serviços de saneamento, porque mais de 2 mil municípios perderam o prazo", lembrou o vereador.


Para ele, essas mudanças podem adiar os investimentos e comprometer os serviços. "Hoje, 100 milhões de pessoas não têm rede de esgoto no Brasil. O marco deve ser revisto e precisa de alterações, mas não drásticas, que comprometam os investimentos", completou Kawai.


Texto: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Supervisão: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page