Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Vereador lembra os 134 anos do Mercado Municipal

“A história de Piracicaba passa, necessariamente, pelo Mercado Municipal”, afirma Kawai


O vereador Pedro Kawai (PSDB) lembrou os 134 anos do Mercado Municipal de Piracicaba, comemorados nesta terça-feira (5). Ele afirmou que o local “respira história” e que é um dos espaços mais nobres da cidade, porque “ali está preservada a memória do desenvolvimento do município”.


A fala do vereador se refere à formação da identidade coletiva da população de Piracicaba, que tinha pouco mais de 120 anos quando foi concluída a obra do Mercado Municipal, em 1888. Ele conta, que o amigo Cecílio Elias Netto, escritor, historiador e jornalista, disse, certa vez, que o Mercadão disciplinou o comércio de mercadorias e alimentos na cidade. “Naquela época o comércio era praticado nas ruas, com gente vendendo galinha, frutas, mascates batendo de porta em porta... Era uma confusão danada, segundo dizem os historiadores”, ilustra Kawai.



O vereador, assíduo frequentador do espaço, lembrou, também, que há pouco mais de cem anos, quando os primeiros imigrantes japoneses chegaram em Piracicaba, muitos deles dedicaram-se à agricultura familiar, e que vendiam seus produtos no Mercadão. “Se você for a um mercado municipal e não encontrar um descendente de japonês atrás do balcão, pode ter certeza que não é um mercadão legítimo”, brinca.


Pedro Kawai destacou a importância da Câmara Municipal na criação do mercado Municipal, lembrando que foi o então vereador Manoel de Moraes Barros, irmão do ex-presidente Prudente de Moraes, quem liderou um forte movimento pela sua construção. “134 anos depois, o mercado continua imponente, reinando absoluto no centro da cidade, com suas portas abertas para contar parte importante da nossa história”, concluiu.


Texto: Assessoria parlamentar

Fotos: Prefeitura de Piracicaba

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo