Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Vencedor de provas no Sulamericano de atletismo master é homenageado

Richard Rodrigues Oliveira recebeu nesta quinta-feira (9) uma moção de aplausos pela recente conquista de 7 medalhas no 1º Campeonato Sulamericano de Atlestismo Master.


Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401


A Câmara Municipal de Piracicaba, por intermédio do vereador Pedro Kawai (PSDB), entregou na noite desta quinta-feira, na sala da presidência, uma moção de aplausos ao atleta Richard Rodrigues de Oliveira, conhecido como "Predador", pela sua recente conquista de 7 medalhas, das quais 5 são de ouro e 2 de prata, no 1º Campeonato Sulamericano de Atletismo, realizado na cidade catarinense de Timbó em agosto deste ano.


Praticante incansável de atletismo desde os sete anos, Richard coleciona vitórias não apenas nas competições, mas também na vida. Nascido e criado até a adolescência na pobre e carente comunidade São Camilo, na capital paulista, nos idos de 1980, "muitas vezes não tinha o que comer, e o esporte transformou essa realidade", traz o texto lido durante a cerimônia de entrega da moção de aplausos 244/2021.


Aos 14 anos, já disputando provas como atleta de alto rendimento, consegue um contrato junto à base da equipe de atletismo da cidade de Jundiaí. "A partir daí morou em diversas cidades, sempre as representando em competições", diz a moção.


Predador e sua família residem há anos em Piracicaba e, atualmente, ele é atleta da Confederação Brasileira de Atletismo e da Federação Paulista de Atletismo. Richard de Oliveira é também detentor do posto de 6º colocado no ranking mundial de decatlo, ramo do atletismo que contempla 10 modalidades.


Pedro Kawai, ao entregar a Predador o quadro alusivo alusivo à moção de aplausos, frisou que a homenagem "é uma oportunidade para nós enaltecermos o seu trabalho, o seu comprometimento. Afinal de contas, a moção de aplausos é um documento oficial que a Câmara oferece a pessoas e entidades que prestam ações de relevância para a cidade. Com certeza, as suas vitórias são de extrema relevância, não só para você, mas para a nossa cidade toda".


O parlamentar também destacou o papel do atleta e de sua trajetória como exemplos para que crianças e adolescentes sintam-se motivados a igualmente trilhar uma carreira no esporte: "você, com o seu esforço e com o seu comprometimento, serve de exemplo principalmente para as nossas crianças e adolescentes da importância do esporte, da importância de você se dedicar, de se comprometer e de se concentrar. Enfim, o esporte traz muitos resultados positivos. E que essa homenagem também sirva para que consigamos ainda mais apoiadores para você, para você mostrar o seu trabalho. Nosso muito obrigado!", disse o parlamentar.


Para vencer, além da parte física, foco, garra e determinação são indispensáveis, atributos estes que Predador tem de sobre: "Me deem uma simples gota de água do oceano, e eu faço estrago, atravesso o deserto ida e volta. E se depender de mim nós vamos muito mais longe", disse.


Richard Rodrigues de Oliveira, ao receber a homenagem, fez questão de dizer que suas vitórias não são conquistas individuais, mas sim frutos do empenho e dedicação de várias pessoas que o apoiaram e o apoiam até hoje em toda a sua trajetória no esporte: "Os verdadeiros campeões são aqueles que nos apoiam, eu penso assim".


E como prova desse reconhecimento e de sua crença arraigada de que vitória boa é vitória compartilhada, Richard não titubeou em dividir os louros de suas conquistas, num gesto raro e de uma simbologia sem iguais: entregou a cada um dos presentes à cerimônia uma de suas medalhas conquistadas no campeonato Sulamericano.


"Tenho muitos fãs e amigos, e eu vou presenteando cada um, pois a vitória é deles. E essa aqui é nossa, gratidão eterna", disse o medalhista, que agora se prepara para competir, ano que vem, nos campeonatos brasileiro, pan-americano, sul-americano e no mundial de Xangai: "estamos começando a nos preparar agora, para ir lá e não voltar de mão abandando. Vamos para a caça", resumiu o atleta.




Texto: Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212

Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

11 visualizações0 comentário