Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Vacinação: propositura quer parkinsonianos em grupo prioritário

Moções de apelo 92 e 93, de 2021, ambas do vereador Pedro Kawai (PSDB), busca antecipação da imunização a esses pacientes.



O vereador Pedro Kawai (PSDB) é o autor das moções de apelo 92 e 93, ambas de 2021, em que solicita, respectivamente, ao governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), e ao prefeito Luciano Almeida (Democratas) a inclusão dos parkinsonianos no grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19. As proposituras foram aprovadas, segunda-feira (24), na 12ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba.


“A vacina é o caminho para enfrentar a pandemia e temos uma boa parte das pessoas que foi imunizada e não está sendo infectada com gravidade”, disse o parlamentar, ao defender a inclusão dos doentes por Parkinson da mesma forma, como anteriormente, fez a defesa em relação às pessoas com Síndrome de Down, “e que hoje já é uma realidade”, salientou.

Kawai lembra, no texto das proposituras, que um estudo da Universidade de Iowa, nos EUA, apontou o risco de 30% maior de pacientes com a doença de Parkinson serem vítimas fatais da Covid-19.


A doença de Parkinson é degenerativa e lentamente progressiva em áreas específicas do cérebro. É caracterizada pelo tremor quando os músculos estão em repouso, aumento nos tônus musculares (rigidez), lentidão dos movimentos voluntários e dificuldade de manter o equilíbrio.


“Com o andar da carruagem, é que comece a aumentar o número de vacina, já que foram entregues mais três mil litros da matéria-prima que vai produzir mais de cinco milhões de doses pelo Instituto Butantan, além disso, temos as vacinas da Pfizer, da Astrazeneca e, logo entre em fase de teste, a Butanvac (imunizante desenvolvido com tecnologia nacional”, destacou Kawai.




Texto: Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Foto: Davi Negri - MTB 20.499

7 visualizações0 comentário