Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Três atletas são homenageados pelo 'Dia Municipal do Karatê-do'

Vídeo traz a trajetória de Matheus Sant'Anna, José Ricardo da Costa e Andréa Mesquita, que receberam Diploma de Reconhecimento de Mérito entregues por Pedro Kawai.






Em reconhecimento aos atletas que fortalecem a tradição da modalidade de origem japonesa em Piracicaba, dois alunos e uma professora são homenageados pela Câmara pelo "Dia Municipal do Karatê-do", instituído pelo decreto legislativo 60/2014, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB).


Em 2021, em razão das restrições sanitárias para o controle da pandemia da Covid-19, não haverá reunião solene na Casa de Leis em alusão à data. No entanto, um vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação presta homenagem a Matheus Sarcedo Sant'Anna, José Ricardo da Costa e Andréa Mesquita, que também receberam Diploma de Reconhecimento de Mérito das mãos de Kawai.


"O karatê chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses, em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportava em Santos [SP]. Durante décadas, professores vindos do Japão ensinavam a 'arte da mão vazia' aos jovens descendentes nikkeis e, aos poucos, os brasileiros começaram a se interessar também", rememora o vereador, que destacou a dedicação dos homenageados e de todos os atletas da modalidade.


"Atualmente, existem milhares de praticantes desta arte no país, sendo que em nosso município é possível verificar a existência de dezenas de 'dojos', como são chamadas as academias, ensinando aos interessados a importância da disciplina e da determinação não aplicadas somente ao esporte, mas também no dia a dia de nossas vidas", completa Kawai.

Matheus, de 37 anos, começou aos 6 no karatê-do, influenciado pelo pai e pelo irmão mais velho. Junto com o sensei Antônio Mantelatto, na academia de karatê do Clube Cristovão Colombo, conquistou as seguintes graduações: o 1º dan em 2005, o 2º dan em 2007 e o 3º dan em 2012. Atualmente, é faixa preta 4º dan, recebida em novembro de 2016.


José Ricardo da Costa, o Tioica, tem 24 anos de karatê-do. Iniciou com Okyoshi Marcolino Malosso Filho, em 1997, passando em 1998 a treinar na San Konjo Kyokai, no antigo Grêmio da Mausa. Foi promovido à faixa preta em 2003 e tem como mais recente graduação a conquistada em 2015, pelo mestre Takeshi Miyagi Hanshi, 10º dan.


Andréa Mesquita começou no karatê-do aos 16 anos, com o professor Yoshihide Shinzato, em Santos (SP), e hoje treina com o professor Masahiro Shinzato, na Shinshukan Karatê e Kobudo, também na cidade litorânea. É faixa preta desde 1988, com 7º dan obtido em 2020, e, há vários anos, é membro da banca de avaliação nos exames de graduação no Clube de Campo de Piracicaba.


É auxiliar-técnica da Shinshukan, ministra aulas de kata, shiai-kumite e arbitragens no Clube de Campo e é membro da diretoria jurídica da Federação Paulista de Karatê. Sagrou-se 10 vezes campeã dos Jogos Regionais, 9 dos Jogos Abertos do Interior, 15 do Paulista e 10 do Brasileiro. É tricampeã do Sul-Americano, bicampeã no Pan-Americano por equipes e vice-campeã pan-americana individual. Participou dos campeonatos mundiais do Egito, em 1988, do Japão, em 1990, e do México, em 1992.











Texto: Ricardo Vasques - MTB 49.918

Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Imagens de TV: Márcio Bissoli - MTB 48.321 / Gustavo Annunciato - MTB 58.557

Foto: Assessoria parlamentar

190 visualizações0 comentário