Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Sob cuidados de voluntários, memorial enaltece atuação de Frei Sigrist

Em visita ao Jardim Glória, na semana passada, o vereador Pedro Kawai (PSDB) ressaltou importância do espaço para a comunidade



Um grupo de voluntários que administra e faz a manutenção do Memorial Frei Sigrist, no Jardim Glória, procurou o vereador Pedro Kawai (PSDB), na semana passada em busca de apoio para a manutenção elétrica do barraco onde viveu o religioso, até sua morte, em 18 de outubro de 1998.


O parlamentar foi até o local e constatou que o problema era relativamente simples de ser resolvido, bastando um eletricista e algumas lâmpadas novas, o que se prontificou em providenciar. “Aceitei na hora o convite para a visita, porque sei da importância que tem aquele lugar para a comunidade do Jardim Glória, onde o frei ele viveu por vários anos de sua vida, tendo a honra de conhecer um pouco mais sobre o seu trabalho”, observou. A visita foi acompanhada por uma das voluntárias, Débora Cristina Razze, que contou um pouco sobre a história de Francisco Erasmo Sigrist, uma liderança fundamental durante o processo de urbanização do bairro, na década de 1980. Segundo ela, depois da sua morte, o barraco passou a ser cuidado pela comunidade e apenas em 2020 foi realizado o tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac). Kawai lembra que o decreto 18.549/20 foi feito pelo ex-prefeito Barjas Negri e que a prefeitura se tornou a “gestora oficial” do local. “O ideal é que o imóvel se incorpore ao conjunto de próprios públicos geridos pela Secretaria de Ação Cultural e Turismo, afinal, o seu significado está diretamente associado à história do Jardim Glória”, considerou. VISITAÇÃO - As visitas ao barraco de frei Sigrist são monitoradas e devem ser agendadas pelos telefones (19) 98752.2801 (Débora) ou (19) 99529.8918 (Claudinei). O endereço é Alameda Frei Sigrist, 100, Jardim Glória.







Texto: Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

6 visualizações0 comentário