top of page
Buscar
  • Foto do escritorVereador Pedro Kawai

Reunião solene enaltece atuação de integrantes do Lions na cidade


Dia Municipal do Leonismo foi comemorado este ano por iniciativa do vereador Pedro Kawai


A Câmara Municipal de Piracicaba reconheceu os Lions Clube da cidade pelo Dia Municipal do Leonismo, em solenidade na sexta-feira (31), no Salão Nobre Helly de Campos Melges. As homenagens deste ano foram realizadas pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), por meio do requerimento 65/2023.


Foram enaltecidos os integrantes do Lions Clube Independência, Célis Regina do Valle Holland Corrêa, Lions Clube Centro, Cíntia Maria Annichino Pinotti, Lions Clube Leste, Jurandir Silvestre, e do Lions Clube Cruzeiro do Sul, Marco Aurélio Barbosa.


Hoje membro do Clube Cruzeiro do Sul, o vereador Pedro Kawai disse sentir orgulho em ser um leão. “É aquele cidadão que não pensa mais dentro da sua casinha. Pensa na sociedade. E esse é o grande papel: pensar no ser humano, no bem comum, servir”, disse ele, que acabou de retornar do Japão, onde esteve a convite do governo daquele país. O parlamentar fez um paralelo com a experiência obtida: “lá também a gente percebe a preocupação com o ser humano num contexto geral. Que a gente tenha momentos cada vez mais como esse, de pensar no coletivo”.


Cíntia Maria Annichino Pinotti, Lions Clube Leste, ocupou a tribuna do Salão Nobre para representar os homenageados deste ano. “Fazemos parte de 1,4 milhão de homens e mulheres guiados pela vontade de servir nossas comunidades e o mundo, em tempos difíceis. Servir é um privilégio e, com o Lions, o fazemos há mais de um século”, definiu. Ela trouxe ainda os números do movimento ao redor do mundo, presente em mais de 200 países.


A data foi instituída na Casa pelo decreto legislativo 7/2001, uma iniciativa da ex-vereadora Aparecida Grigolin Abe, que atou na gestão 2001 a 2004. “Faz 19 anos que deixei de ser vereadora e só me dei conta disso ao chegar aqui. Esta Casa proporcionou momentos de luta e boas coisas para a nossa cidade. O Dia do Leonismo não foi apenas uma ideia que tive, a gente tem sempre que lembrar dos parceiros em nossos trabalhos”, disse ela, ao citar como referência Nelson Pinotti, que lhe sugeriu em 2001 para que a Casa enaltecer o trabalho dos Lions na cidade.


Para Cida Abe, é preciso lembrar que o setor público não consegue suprir todas as demandas sociais e as instituições são imprescindíveis para contribuir com o crescimento do ser humano, por meio da educação, oportunidade de emprego, entre outros fatores. O reconhecimento a estas entidades, na visão da ex-vereadora, se deve ao fato de elas poderem “proporcionar ao cidadão condições de uma vida mais digna”.


O primeiro clube de leonismo na cidade, o Lions Clube Piracicaba, foi fundado em 26 de março de 1955, informou o presidente do Lions Centro, Luiz Afonso Viela. “Este reconhecimento do Legislativo tem o seu motivo de ser, pois Piracicaba é um grande celeiro de leões, daqui já saíram vários governadores distritais”, declarou, ao citar alguns dos nomes. “Lembrando que o próximo governador também sairá do celeiro piracicabano, o companheiro João Antonio Borges”, completou.


Maria Ângela Nascimento Rebuá, governadora do Lions Clube distrito LC3, lembrou a criação dos Lions no mundo, em 1917, pelo corretor de seguros Melvin Jones. “Estamos pautados em seis causas globais: alívio à fome, visão, diabetes, câncer pediátrico, meio ambiente e a felicidade”, informou, ao reforçar ainda o trabalho desenvolvido nas escolas pela cultura da paz e outras iniciativas promovidas no município e nos âmbitos regional e estadual.


Participaram da solenidade ainda os presidentes Antônio Celso Vicentini (Lions Cruzeiro do Sul), Edson Luis Ducatti (Lions Independência) e Domingos Alves de Lima Neto (Lions Leste).






Texto: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Supervisão: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

56 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page