Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Reunião com o executivo discute a pesca predatória em Piracicaba

O vereador Pedro Kawai e representantes da APERP – Associação dos Pescadores Esportivos do Rio de Piracicaba e Afluentes, estiveram reunidos na última terça-feira (22), com o Prefeito Barjas Negri, com o Secretário Municipal do Meio Ambiente Sr. José Otávio Machado Menten, e com o Sr. Riva Salvador, representando a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, para apresentar a problemática que a associação vem presenciando no rio Piracicaba, com relação à pesca predatória de peixes.


Após a exposição da problemática pelos membros da associação, o Sr. Prefeito informou aos presentes que solicitará a instalação de placas na região do salto do rio, com o intuito de conscientizar a respeito da proibição da pesca no local.


O Prefeito Barjas Negri informou aos presentes que buscará informações junto à Secretaria do Estado e nos Ministérios envolvidos sobre a temática, a respeito dos procedimentos legais para regularizar a pesca em locais específicos, buscando delimitar espaços para a realização da pesca esportiva no rio Piracicaba do nosso município.


Na reunião, o vereador Pedro Kawai e os representantes da APERP apresentaram ao Prefeito uma minuta de projeto de lei que será apresentado à Câmara de Vereadores, que tem por objetivo regulamentar a pesca esportiva e amadora no município, criando um cadastro municipal de pescadores esportivos e amadores, com o intuito de coibir e proporcionar maior fiscalização contra a pesca predatória no Rio Piracicaba.


Segundo os membros da APERP, a pesca esportiva é uma variação da pesca recreativa, tratando-se de uma atividade de lazer, sem que dela dependa a subsistência do pescador. Nessa modalidade, o objetivo não é comer e nem vender o peixe fisgado, que por esse motivo são sempre devolvidos à água.


“A regulamentação buscará organizar a pesca esportiva e proteger o nosso rio contra a pesca predatória, que prejudica a procriação dos peixes e a preservação do rio”, disse Kawai.


Confira a galeria de fotos:




107 visualizações0 comentário