Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Qualidades de desbravadores e aventureiros são exaltadas em solenidade

Onze integrantes do movimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia foram homenageados em cerimônia realizada pelo vereador Pedro Kawai na noite desta terça-feira.


Foto: Davi Negri - MTB 20.499

Com as qualidades individuais de seus membros como pano de fundo de sua força coletiva, os Clubes de Desbravadores e Aventureiros da cidade tiveram onze integrantes homenageados pela Câmara Municipal de Piracicaba em cerimônia realizada no salão nobre na noite desta terça-feira (19).


Instituída pelo decreto legislativo 40/2019, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), a reunião solene em comemoração ao Dia dos Desbravadores e ao Dia dos Aventureiros foi acompanhada por um público que, independentemente da faixa etária, mantém viva a ligação com o movimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia iniciado no Brasil em 1959, nove anos após surgir nos Estados Unidos.


Crianças, jovens e adultos, vestidos com o traje típico de desbravadores e aventureiros (a diferença básica está na cor dos laços envoltos no pescoço, amarela no primeiro grupo e vinho no segundo), ostentaram símbolos que, em resumo, expressam valores, como a amizade, e habilidades, como a aptidão para música ou fotografia, trabalhados nos encontros semanais.


Como explicou Gustavo Tertuliano, 33, coordenador de área dos desbravadores, as reuniões aos sábados valorizam a parte espiritual e, aos domingos, a recreativa. "Buscamos salvar do pecado e guiar no serviço", resume o líder, destacando que acampamentos e atividades afins são meios de fortalecimento do espírito coletivo e dos valores defendidos pelos adventistas. Tanto os aventureiros, que reúnem crianças de 6 a 9 anos, quanto os desbravadores, que têm entre 10 e 15 anos, são coordenados por pessoas que, após passarem por esses grupos, alcançaram cargos de direção.


Uma delas, a secretária Mônica Alexandra Prata Antão, dos desbravadores, foi homenageada na solenidade, junto com outros nove integrantes de ambos os grupos. "Somos, sim, corajosas, talvez um pouco 'loucas', mas isso tem causa e nome: Jesus. Somos 'loucas' por Jesus e, através disso, o representamos da melhor forma que podemos", declarou.


Além de Mônica, também foram homenageados os aventureiros Ana Verônica de Araújo Santos, Claudete Cristina Leme Braz Tertuliano, Jocileide Montenegro Rodrigues, John de Oliveira Bento e Roselene Aparecida Sotopietra Tertuliano, os desbravadores Ademilde Alves dos Reis Sanches, Elaine de Souza Gnuztman, Emilyn Zanin e Patrícia Carla Wenceslau Rodrigues Queiroz e a conselheira Mauriceia Rodrigues da Silva Bento, condecorada como líder honorária.


Pedro Kawai enalteceu a contribuição do movimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia na formação dos jovens em meio a "uma sociedade tão individual, em que estamos esquecendo os valores coletivos". "Quem conhece minha história sabe da minha preocupação e do meu amor pela causa da criança e do adolescente, que são fundamentais para a construção da sociedade e o protagonismo do país", afirmou o vereador.


"Para nós, do setor público, da sociedade civil ou das entidades religiosas, são de suma importância o caráter, o respeito à família, os princípios e, principalmente, a ética, sem a qual não vamos a lugar nenhum. E construímos isso trabalhando com as crianças, que são nossas lideranças hoje: já nascem líderes e vão se transformar em árvores que trarão grandes frutos", completou o parlamentar.


O pastor Jefferson Silva, líder dos desbravadores da Associação Paulista Sudoeste, agradeceu o reconhecimento da Câmara e a Pedro Kawai por promover a cerimônia desde 2019. "Estive na primeira solenidade, uma alegria de todos nós ter esse reconhecimento em Piracicaba. Acreditamos no trabalho para as novas gerações. Em cada clube e comunidade, vamos conseguir melhorar um pouco as condições para atendermos mais e melhor os meninos e as meninas da nova geração."


Também líder de desbravadores e aventureiros da Associação Paulista Sudoeste, o pastor Kevin Choque falou da missão de ambos os grupos. "Nós, com este uniforme, estamos nos preparando para muito em breve morar lá no céu. Agradecemos o empenho que temos tido para preparar uma geração para representar bem a Jesus. E agradecemos a Deus pelo cuidado com cada um de nós."


Além de Gustavo, Jefferson e Kevin, compuseram a mesa diretiva da solenidade Marcos Otávio Lima e Giovana Tertuliano, ambos do departamento regional Aventureiros Região 1, e Milene Bento, coordenadora da área dos aventureiros.










Texto: Ricardo Vasques - MTB 49.918

Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Imagens de TV: TV Câmara


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lembro-me quando, pela primeira vez, trabalhei na Festa das Nações. Tinha 12 anos e, com meu pai e irmã, ajudei na montagem da barraca japonesa. Limpava e servia as mesas e varria o chão. Me sentia im