Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Prestes a completar 90 anos, monumento constitucionalista está deteriorado

Acompanhado do presidente do IGHP, o vereador Pedro Kawai constatou a necessidade de manutenção do local


O vereador Pedro Kawai (PSDB) e o presidente eleito do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Edson Rontani Júnior, realizaram, esta semana, uma vistoria ao monumento do Soldado Constitucionalista de 1932, na praça José Bonifácio.


No local, Rontani, que assumirá o comando do IHGP, em 1º de abril, para um mandato de dois anos, destacou a importância da edificação, que representa a gratidão dos piracicabanos, ao voluntarismo de oito soldados mortos durante a Revolução de 1932. “O monumento é um marco histórico que lembra as 600 pessoas que partiram de Piracicaba para o front de batalha, que cobrava do então governo Getúlio Vargas, uma nova Constituição”, contou.


Kawai e Rontani verificaram que, apesar da sua importância histórica, o monumento não tem sido bem cuidado, pois além de sujo, tem pichações e algumas partes do granito estão danificadas. “Cuidar dos monumentos é respeitar a nossa história e, o mínimo que se espera da Administração Municipal é que o local esteja limpo”, considerou o vereador.


No dia 9 de julho, a Revolução de 1932 completará 90 anos, mas ainda não se sabe se a Prefeitura ou a Câmara realização algum ato para marcar a data. Contudo, segundo Kawai, independentemente de as celebrações ocorrerem ou não, o monumento precisa ser limpo e bem cuidado. “Vou solicitar a limpeza, através de uma indicação, e espero que o Executivo seja sensível o bastante para não deixar que os monumentos da cidade sejam depredados ou deteriorados por falta de cuidados”, concluiu.


Texto e foto: Assessoria parlamentar

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lembro-me quando, pela primeira vez, trabalhei na Festa das Nações. Tinha 12 anos e, com meu pai e irmã, ajudei na montagem da barraca japonesa. Limpava e servia as mesas e varria o chão. Me sentia im