Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Preocupação com acervos motiva requerimento à Prefeitura

Vereador Pedro Kawai teme pelos acervos em eventual mudança da Pinacoteca e da Biblioteca.

Uma possível mudança da Biblioteca Municipal "Ricardo Ferraz de Arruda Pinto" e da Pinacoteca "Miguel Dutra" para barracões do Engenho Central preocupa o vereador Pedro Kawai (PSDB), que protocolou o requerimento 692/2021, no qual pede ao prefeito Luciano Almeida (DEM) que forneça uma relação detalhada dos acervos de ambas as instituições.


O parlamentar teme que, caso o governo municipal insista na ideia de desativar a atual Pinacoteca e de transferir a Biblioteca Municipal da região central, o acervo sofra danos no transporte, comprometendo a integridade de uma parte importante da história e do patrimônio cultural da cidade. Pedro Kawai afirmou esperar que a Secretaria Municipal da Ação Cultural, que é a gestora desses espaços, "apresente um planejamento detalhado de uma possível transferência, sobretudo, à classe artística, que merece explicações".


Declaradamente contrário à mudança, o vereador entende que a ocupação do Engenho Central, enquanto principal centro cultural da cidade, é legítima e que, portanto, a administração municipal poderia criar uma nova biblioteca e uma segunda pinacoteca, "e não simplesmente mudá-las de lugar, dificultando ainda mais o acesso do público".


No requerimento, que será votado pelos vereadores em reunião da Câmara, Pedro Kawai solicita que o acervo seja detalhado por quantidade de obras, título de cada uma delas e os nomes dos seus autores. "Não se trata de desconfiança, mas de uma medida que pode assegurar a preservação de todas as obras e garantir que nenhuma delas desapareça ou se danifique", observou.









Texto: Assessoria parlamentar

Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Revisão: Ricardo Vasques - MTB 49.918

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401

2 visualizações0 comentário