top of page
Buscar
  • Foto do escritorVereador Pedro Kawai

'Piracicaba tem DNA metalúrgico’, diz vereador, no dia da categoria

Autoridades e personalidades destacaram a importância da classe dos metalúrgicos para o crescimento da cidade



A importância do profissional do ramo metalúrgico para o crescimento e desenvolvimento de Piracicaba foi exaltada durante a reunião solene para celebração do dia nacional da categoria, promovida pela Câmara Municipal de Piracicaba nesta quarta-feira (19), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”. Prevista no decreto legislativo nº 12/2004, a solenidade foi proposta através do requerimento nº 19/2023, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB).


A mesa de honra dos trabalhos foi composta pelo presidente da reunião, Pedro Kawai, pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região, Wagner da Silveira, o Juca, pelo presidente do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba e Região), Erik Gomes, pelo vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, José Luiz Ribeiro, pelo diretor da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), José Antonio de Godoy, pelo representante das relações institucionais da Unimed Piracicaba, Sérgio Furtuoso, pelo vereador Gilmar Rotta (PP) e pelo ex-prefeito de Piracicaba, Barjas Negri.


“A classe dos metalúrgicos faz com que Piracicaba se transforme na mola propulsora do mundo”, avaliou Pedro Kawai. “Piracicaba tem no seu DNA o trabalhador metalúrgico”. Juca, como presidente do sindicato, ressaltou a necessidade de se incentivar a qualificação no município, diante da oferta de ensino nas escolas técnicas da cidade e ainda assim a persistente falta de mão de obra qualificada. “Temos um berço de aprendizagem na cidade e precisamos mostrar a importância da indústria”, afirmou. “Nós representamos os trabalhadores do mundo, que atuam em empresas que exportam para o mundo inteiro”.


O vice-presidente do sindicato, José Luiz Ribeiro, destacou que não existe tecnologia sem qualificação. “A maior tecnologia é o ser humano. Os metalúrgicos são a pujança, a vanguarda do país e da cidade. Os trabalhadores estão sendo homenageados porque fizeram história, porque fazem a diferença na cidade”, colocou. O presidente do Simespi, Erik Gomes, lembrou que são 25 mil metalúrgicos na cidade. “Piracicaba só é o que é por causa desta categoria. E nós só somos o que somos por vocês. Vocês é que colocam a mão na massa. Juntos podemos fazer esta cidade maior”, salientou. Da mesma forma, o diretor da Acipi, José Antonio de Godoy e o ex-prefeito Barjas Negri, pontuaram a participação histórica da categoria na cidade.


O vereador Gilmar Rotta lembrou que o trabalho da categoria contribui para a geração de riquezas na cidade. “São vocês que fazem com que toda a rede metalmecânica de Piracicaba seja forte e reconhecida mundialmente”, avaliou.


Um grupo de 11 metalúrgicos recebeu as homenagens da Câmara, do Sindicato dos Metalúrgicos, das empresas em que atuam e também da Unimed Piracicaba:


Rosana Aparecida Ferreira, da empresa Thermal Management Solutions Brazil LTDA

Claudinei Luis Pereira, da empresa Equipe Indústria Mecânica LTDA (Matriz)

Antônio Carlos de Camargo, da empresa SPG Prints Brasil LTDA

Dilamara Rosana Benedita de Souza Ferreira, da empresa Elring Klinger do Brasil LTDA

Fabio Augusto Vizentin Zandona, da empresa Dedini S/A Indústrias de Base (Matriz)

Raul Leopoldo Andia dos Santos Filho, da empresa Myong Shin Fabricante de Carroceria Automotiva LTDA

Luis Fernando Barbosa, da empresa BorgWarner Indústria e Comércio Brasil LTDA

Luciano de Jesus Fonseca, da empresa Caterpillar Brasil LTDA

Carlos Alberto Martins Christofoletti, da empresa ArcelorMittal Brasil S/A

Gilmar Rodrigues de Assis, da empresa Hyundai Motor Brasil

Destaque Social

Silvio José Chiodi, da empresa NG Metalúrgica LTDA


Como destaque social, Silvio José Chiodi falou em nome de todos os homenageados. “Ser metalúrgico é saber transformar matéria bruta em bens preciosos para toda a comunidade”, afirmou. “Sabemos do nosso valor, da nossa força e do carinho que os piracicabanos têm por nós e pelo nosso trabalho. O tempo muda, as ferramentas mudam, o processo de produção muda, mas a essência do trabalho continua a mesma: gerar riqueza para a cidade e para o país”.




Confira, no vídeo, nesta página, a íntegra da reunião solene.


Texto: Aline Macário - MTB - 39.904

Supervisão: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Imagens de TV: TV Câmara

14 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page