Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Piracicaba poderá ter política municipal sobre o Lúpus

A ideia foi apresentada pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), durante reunião com secretário e subsecretário de Saúde



O vereador Pedro Kawai (PSDB) entregou, na semana passada, ao secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano, uma proposta para a criação da Política Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus, uma doença autoimune que causa inflamação em diversos órgãos e tecidos, além de dor nas articulações. A ideia é que a cidade esteja melhor preparada para acolher e atender aos doentes, com base no acúmulo de experiências de outros municípios brasileiros, como Valinhos e Itaquaquecetuba, no estado de São Paulo, e Maricá, no Rio de Janeiro, onde já existem leis nesse sentido.


Ao explicar a sua proposta, Kawai disse ao secretário Filemon Silvano e ao subsecretário, Augusto Muzilli Júnior que, na cidade, já existem grupos organizados de pessoas com a doença e que esta é uma reivindicação deles. “Muitos doentes ficaram sem poder receber um dos medicamentos prescritos para o Lúpus, como a Cloroquina, que se esgotou com muita rapidez dos estoques municipais, depois que se divulgou seu uso como uma espécie de tratamento preventivo contra a covid-19”, observou o vereador. Ele disse que nem todos os pacientes possuem sintomas semelhantes e que isso, em alguns casos, pode retardar o diagnóstico da doença e, em consequência, o início do tratamento.


Para o parlamentar, se a Prefeitura acolher a proposta, formalizada por ele através da indicação 3205/2021, “será possível realizar fóruns, reuniões, campanhas educativas e outras ações que possam contribuir para disseminar informação de qualidade e, assim, oferecer mais qualidade de vida aos portadores”.


Silvano e Muzilli acolherem bem a proposta e se prontificaram a conhecer em detalhes as ações desenvolvidas nos municípios citados pelo vereador. Segundo eles, a saúde preventiva é o melhor caminho para fazer a gestão da saúde ser cada vez mais eficaz e eficiente.




Texto: Assessoria parlamentar

Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Revisão: Miromar Rosa - MTB 17.063

4 visualizações0 comentário