top of page
Buscar
  • Foto do escritorVereador Pedro Kawai

Pelotão Escolar é homenageado com voto de congratulações

Atualizado: 8 de mai. de 2023

Moção de aplausos elaborada pelo vereador Pedro Kawai destaca o subinspetor Narzi Alves Novaes, na coordenação do Pelotão Escolar

O Pelotão Escolar, da Guarda Civil Municipal recebe voto de congratulações em virtude dos serviços prestados a Piracicaba. A homenagem parabeniza o subinspetor Narzi Alves Novaes, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor do requerimento 294/2023.


A entrega da honraria aconteceu na manhã desta quinta-feira (27), nas dependências do Engenho Central, por ocasião de solenidade alusiva aos 120 anos da Guarda Civil Municipal, em evento que reuniu autoridades, representantes de entidades e organizações da sociedade.


Na entrega da honraria o vereador Pedro Kawai ressaltou os 120 anos da Corporação, bem como enalteceu o trabalho diferenciado que o Pelotão Escolar realiza na cidade. "É um trabalho de excelência, que reflete na continuidade de programas continuados nas escolas, onde os alunos são alertados sobre os perigos das drogas, além de serem despertados sobre o bullying", disse o parlamentar.


O subcomandante Narzi Alves agradeceu o reconhecimento da Câmara e, aproveitou a oportunidade pela formação de honra na solenidade, com autoridades, pelos 120 da Corporação e, reiterou ao deputado estadual Alex Madureira (PL) o aporte de verbas para dinamizar o papel da Guarda em Piracicaba.


Narzi também discorreu sobre os 26 anos em que está à frente do Pelotão Escolar, em ações preventivas, mediante as palestras que são disponibilizadas aos alunos, no reforço à formação de cidadãos. PELOTÃO - criado na década de 1980, o Pelotão Escolar oferece segurança e orientações a alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, percorrendo 243 unidades no horário de aula. É o maior grupamento da Guarda Civil Municipal, com equipe formada por 40 componentes, dez viaturas e quatro motos.


O Pelotão Escolar promove desde 2012 o projeto "Guarda Civil Educação é Prevenção", aplicado a alunos do 5º ano de escolas de ensino fundamental. O programa é levado às salas de aula por guardas civis educadores, todos com formação universitária, e aborda, de forma lúdica, todos os malefícios causados por consumo de drogas, alcoolismo, violência doméstica, bullying, gravidez na adolescência e mau uso da internet. O grupamento também executa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto "Alfabetização Harmoniosa", com o objetivo de incentivar a musicalização, o conhecimento e o desenvolvimento de alunos de 6 a 12 anos do ensino fundamental.


Os trabalhos tiveram início em 2009, com aulas de flauta aos alunos da Escola Municipal "Taufic Dumit". Em 2015, outras sete escolas passaram a ter as aulas, que são agendadas uma vez na semana para cada turma. A iniciativa atende 60 alunos por escola. Para escolher o instrumento que aprenderá a tocar (entre clarinete, saxofone alto, saxofone tenor, flauta e violão), o aluno deve apresentar boas notas e frequência regular.



Texto: Ricardo Vasques - MTB 49.918 / Martim Vieira - MTB 21.939

Supervisão: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Revisão: Martim Vieira - MTB 21.939

Foto: Davi Negri - MTB 20.499

9 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page