Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Pedagogia da escuta e protagonismo estudantil se destacam no município

Vereador Pedro Kawai (PSDB) visitou escolas na manhã desta sexta-feira (27)


Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401

Com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pelos diretores e professores nas escolas do município, o vereador Pedro Kawai (PSDB) visitou, na manhã desta sexta-feira (29), a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Nair Libardi, localizada no bairro Jardim Boa Esperança.


“Aqui na escola a gente vê um trabalho magnifico do diretor e de sua equipe. Visitar e mostrar o belo trabalho da escola serve para dar ideias para outras unidades desenvolverem trabalhos como esse”, elogiou Pedro Kawai.


Ele destacou que os vereadores conseguem aprovar as leis orçamentárias para que os recursos destinados sejam suficientes para que a educação seja desenvolvida no município e também têm o papel de fortalecer as políticas públicas para população, na questão do atendimento e também de monitorar na questão da garantia de direitos e na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.


O diretor da escola, Willian Barbato dos Santos, frisou que a unidade de ensino "trabalha muito" com a pedagogia da escuta, valoriza o que as crianças trazem dentro do cotidiano da escola e sempre busca proporcionar aconchego para os alunos se sentirem acolhidos. Barbato, que frequentou- do berçário ao pré - a escola que hoje é diretor, destacou que a E.M. Nair Libardi trabalha baseada nas diretrizes curriculares e que todas as propostas vivenciadas pelas crianças estão dentro do currículo piracicabano.


PROTAGONISMO ESTUDANTIL – Após a visita à escola de educação infantil, Kawai acompanhou a posse do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Hélio Penteado de Castro, localizada no bairro Parque Piracicaba.


“O grêmio estudantil é o primeiro passo do protagonismo juvenil na sociedade. O grêmio transforma as demandas que todos os alunos têm para escola, ele transporta para os professores para que tais demandas sejam resolvidas e atendidas” declarou o vereador. Ele destacou a importância de fortalecer e mostrar para a sociedade que “a vontade, o protagonismo, a presença dos adolescentes na vida em comunidade” é fundamental para melhoria não só da comunidade escolar, mas também da comunidade no entorno e da sociedade já que “eles passam a pensar no coletivo”.


Aluna do primeiro ano do ensino médio, Ana Carolina de Sousa Barros, de 15 anos, foi eleita a presidente do Grêmio Estudantil da E.E. Hélio Penteado de Castro, onde estudam 1.100 alunos divididos entre o período integral e o período noturno. “O grêmio vai ajudar os alunos, fazer campanhas, eventos de dança, de música (...) e também ouve os alunos e faz a voz da escola”, disse.


Para Sandra Gonçalves Ferreira, vice-diretora da E.E. Hélio Penteado de Castro, o protagonismo estudantil é extremamente importante na escola, porque é onde o aluno vai aprender a analisar, falar e também reivindicar. O cargo de vice-diretor tem a função de articular e vai promover a importância dos grêmios estudantis nas escolas.


Texto: Daniela Teixeira - MTB 61.891

Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lembro-me quando, pela primeira vez, trabalhei na Festa das Nações. Tinha 12 anos e, com meu pai e irmã, ajudei na montagem da barraca japonesa. Limpava e servia as mesas e varria o chão. Me sentia im