Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Palestra orienta como elaborar currículo e participar de entrevistas

Evento online foi promovido pela Escola do Legislativo nesta terça-feira.

A Escola do Legislativo "Antonio Carlos Danelon – Totó Danelon", da Câmara Municipal de Piracicaba, promoveu, nesta terça-feira (28), palestra online sobre elaboração de currículos e participação em entrevistas de emprego.


O objetivo foi fornecer orientações sobre elaboração de currículo e como as informações devem ser preenchidas, considerando, para isso, a ordem e se o conteúdo é relevante. O minicurso também apresentou dicas sobre como se portar no momento da entrevista de emprego.


A palestra foi conduzida pela psicóloga Amanda Soares Vallotto, que possui experiência com recrutamento e seleção em empresas da região. Também esteve presente o coordenador da Escola do Legislativo, vereador Pedro Kawai (PSDB).


É importante, de acordo com Amanda, que a estratégia principal na elaboração do currículo seja detalhar qual é o objetivo, ou seja, para qual vaga o candidato pretende concorrer na empresa. "Muitas pessoas fazem o currículo e não pensam nessa estratégia, sem direcioná-lo para a vaga de que gostaria de fato, o que faz com que o próprio recrutador não compreenda o objetivo profissional da pessoa", disse.


A psicóloga ressaltou que é preciso ser objetivo e resumido nas informações, atentar-se ao campo de "Contato", com informações corretas e telefone para contato, além de inserir cursos profissionalizantes e idiomas em que possua fluência.


"Caso a pessoa tenha alguma forma de deficiência, é importante também colocar o CID, que é a classificação dessa deficiência. Isso não é discriminatório; é uma informação importante para que o RH possa entender a sua limitação", explicou.


No campo "Formação acadêmica", Amanda destacou que é importante dar destaque apenas a informações de escolaridade, como a conclusão do ensino médio, de cursos técnicos e da graduação em nível superior. A descrição das experiências profissionais é onde, de acordo com ela, o candidato irá "vender" o currículo.


PROCESSO SELETIVO - A primeira etapa de um processo seletivo, segundo a psicóloga, é quando o candidato se depara com a oportunidade de emprego, que pode vir por diversos meios de comunicação, como o site da empresa, jornais, redes sociais ou plataformas específicas para contratação.


Amanda também reforçou que, além de identificar a vaga, é importante conhecer todas as exigências propostas, como carga horária compatível, sistema de trabalho e a distância para chegar até o possível emprego.


Para entrevistas remotas, programadas para acontecerem de modo on-line, a psicóloga sugere que o ambiente onde o candidato fará a videoconferência esteja organizado, privado e iluminado. É também importante testar a conexão de internet e procurar vestir-se de forma apresentável, da mesma maneira como estaria se a entrevista fosse presencial.


Para conferir a íntegra da palestra, basta clicar neste link.





Texto: Pedro Paulo Martins

Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Revisão: Ricardo Vasques - MTB 49.918

35 visualizações0 comentário