Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

O legado de um visionário


Meu saudoso pai me dizia que o homem vale por suas ações e por aquilo que deixa para a história. Sábias e oportunas palavras, para registrar este momento que todos nós estamos vivenciando, com a morte física do professor Antonio Carlos de Mendes Thame.


Thame foi uma dessas pessoas que vêm ao mundo para transformar, como bem expressou sua, agora viúva, Nancy, ex-vereadora e atual secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, a quem, mais uma vez, expresso as minhas mais sinceras condolências, bem como à Sofia, filha do casal.


Ao refletir sobre o papel que Thame desempenhou na vida pública, me veio à consciência, a enorme responsabilidade de um prefeito, cuja canetada pode influenciar positiva ou negativamente na vida de milhares de pessoas. Maior ainda, quando se trata de um parlamentar federal, que, ao criar propor e aprovar uma lei, consegue tirar milhões de brasileiros da informalidade, estimulando o empreendedorismo, seja ele por oportunidade ou por necessidade.


Para seguir ainda mais longe, refleti sobre a sua importância na condução das políticas públicas de um bem essencial à vida humana: a água. Thame foi secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo e o primeiro presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.


E, como se não bastasse tudo isso, Thame também foi educador, professor da gloriosa Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da mais importante universidade pública do país, a USP. Antes, porém, deu aulas de cursinho no CLQ (Curso Luiz de Queiroz), ajudando centenas de jovens a ingressarem no ensino superior de instituições brasileiras e internacionais.


Thame foi assim. Respeitoso, sereno, observador, visionário, culto e amante das artes. Dono de um apurado gosto musical e de um raro conhecimento cultural, próprios de alguém com uma admirável capacidade de visão de sociedade. Um político que honrou a cadeira que ocupou e que deu a sua valiosa contribuição para a população, especialmente, em relação ao abastecimento de água, tratamento de esgoto, direitos essenciais de todo cidadão.


Nem mesmo a doença, com a qual conviveu por anos, desestimulava Thame ao trabalho. Parlamentar assíduo, foi eleito um dos deputados mais retos e éticos do Congresso Nacional, nos honrando, desde seu primeiro mandato, quando, entre os anos de 1987 e 1988, participou da Assembleia Nacional Constituinte, representando Piracicaba e toda a nossa região, na elaboração da nossa Carta Magna.


Aprendi com ele a respeitar a atividade pública, e a praticar a boa política. Uma política pautada por valores morais, princípios éticos e cristãos. Foi Thame quem me incentivou a disputar minha primeira eleição a vereador, ainda em 2004. E, felizmente, tive a oportunidade de agradecê-lo e de homenageá-lo em vida, expressando gratidão e a minha enorme admiração.


Guardo como lembrança, suas palavras de incentivo e de estímulo, assim como os seus ensinamentos de que a política é a mais preciosa ferramenta transformar uma sociedade e melhorar a vida do nosso próximo. Obrigado, professor.

Pedro Kawai é vereador pelo PSDB e membro do Parlamento Metropolitano de Piracicaba

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lembro-me quando, pela primeira vez, trabalhei na Festa das Nações. Tinha 12 anos e, com meu pai e irmã, ajudei na montagem da barraca japonesa. Limpava e servia as mesas e varria o chão. Me sentia im