Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

No Dia Municipal do Judô, atletas têm trajetória destacada pela Câmara

Atualizado: Jul 2

Sidnei Paris e Marcelo do Amaral Gurgel são homenageados na data, instituída por decreto legislativo de autoria do vereador Pedro Kawai.


Com longa trajetória na modalidade, Sidnei Paris e Marcelo do Amaral Gurgel receberam da Câmara o reconhecimento pelo "Dia Municipal do Judô", em homenagem prestada pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), autor do decreto legislativo 55/2018, que criou a data.


"O judô é uma arte marcial que tem como principais objetivos fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada e desenvolver técnicas de defesa pessoal. Com federações espalhadas pelo mundo, tornou-se um dos esportes mais praticados", ressalta Pedro Kawai, que enalteceu o histórico dos atletas homenageados e lhes entregou Diploma de Reconhecimento de Mérito.


Como não haverá, neste ano, reunião solene na Casa de Leis em alusão ao "Dia Municipal do Judô" em razão das restrições sanitárias para o controle da pandemia da Covid-19, um vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação homenageia Marcelo do Amaral Gurgel e Sidnei Paris.


Marcelo iniciou no judô em 1986, aos 5 anos, com o professor sensei Beninho Mattos. Participou de várias competições regionais e nacionais, integrando a equipe piracicabana de judô e conquistando títulos por equipe e individuais. Com mais de 200 títulos na carreira, recebeu a faixa preta em 2006.


Sidnei começou a praticar judô na Guarda Mirim de Araras (SP), em 1969, com o sensei Sidnei Castagna. Foi atleta e integrante da diretoria da Associação Ararense de Judô com os senseis Paulo Roberto Mubarac e Luis Carlos Mubarac. Em 1994, passou a ser professor auxiliar de judô na Associação Ararense de Judô e atleta da Associação Gonçalves Mubarac de Judô, em Rio Claro (SP), pelo sensei Uadi Mubarac. Em 1996, foi contratado como professor responsável pelo Sayão Futebol Clube, em Araras; no mesmo ano, tornou-se campeão regional e vice-campeão paulista máster. Em 1997, foi terceiro colocado no Campeonato Paulista Máster.


De 1998 a 2002, dedicou-se ao ensino e à divulgação do judô em escolas e clubes da região. Em 2003, foi técnico das equipes masculina e feminina de judô de Araras na 47ª edição dos Jogos Regionais. Foi homenageado por sete anos consecutivos, de 2006 a 2012, com a "Medalha Campeão Olímpico Aurélio Miguel", da Câmara Municipal de São Paulo (SP).


Em 2009, foi técnico da equipe feminina de Araras, campeã dos Jogos Regionais de Atibaia (SP). Em 2011, foi campeão paulista na classe faixa preta 2º dan e acima. Em 2013, foi nomeado assessor financeiro da 8ª Delegacia Oeste da Federação Paulista de Judô. No mesmo ano, foi aprovado para árbitro nacional, classe A, no exame de arbitragem. Também em 2013 recebeu a "Medalha do Mérito Cívico 24 de Março", da Câmara Municipal de Araras (SP). Em 2014, foi nomeado delegado regional da 8ª Delegacia Oeste da Federação Paulista de Judô, passando a ser o responsável por divulgar, coordenar e supervisionar os eventos oficiais e amistosos de judô nas cidades da região, incluindo Piracicaba. Em 2015, foi promovido a professor kodansha 6º dan (faixa vermelha e branca).








Texto: Ricardo Vasques - MTB 49.918

Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Imagens de TV: Márcio Bissoli - MTB 48.321 / Gustavo Annunciato - MTB 58.557

Foto: Assessoria parlamentar

29 visualizações0 comentário