Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Maestro emérito da OSP receberá moção de aplausos

Propositura de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB) homenageia Jamil Maluf pelo título de maestro emérito da Orquestra Sinfônica de Piracicaba


Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946

O maestro piracicabano Jamil Maluf receberá homenagem por se tornar maestro emérito da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) por meio da moção de aplausos 258/2021. A propositura é de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB) e foi aprovada durante a 50ª reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (6).


Jamil Maluf recebeu o convite para se tornar regente titular e diretor artístico da OSP em 2014. Em 2015, foi o responsável pelo trabalho de reestruturação da Orquestra, com a admissão de instrumentistas profissionais e estagiários, além de realização de temporada permanente e projeto pedagógico. A OSP entregou o título de maestro emérito ao piracicabano durante o concerto realizado no dia 27 de novembro de 2021, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto.


De acordo com a propositura, Jamil Maluf recebeu o prêmio de Melhor Regente de Orquestra pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) por cinco vezes, além de prêmios como o "Carlos Gomes", como "Melhor Regente de Ópera", e "Maestro Eleazar de Carvalho", como Personalidade Musical do Ano.


O maestro também apresentou o programa Primeiro Movimento, na TV Cultura, por cinco anos, e foi diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo de 2005 a 2009. Desde 2013, apresenta o programa "Intérprete" na Rádio Cultura de São Paulo.


Ainda segundo a moção, o maestro se dedicou aos concertos mensais virtuais, com destaque para a releitura inédita do Hino de Piracicaba e a canção Rio de Lágrimas, que juntas tiveram mais de 1 milhão de visualizações.




Texto: Letícia Santin

Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

2 visualizações0 comentário