Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Kawai representa a Câmara em cerimônia de denominação de farmácia

Farmácia da UBS do Jardim Caxambu recebeu o nome de "Sônia Mesquita Lara", por iniciativa de Ronaldo Moschini, após reforma e ampliação.


Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (11), a farmácia da UBS (unidade básica de saúde) do Jardim Caxambu recebeu o nome de "Sônia Mesquita Lara". A farmácia foi reformada e ampliada, juntamente com as melhorias realizadas na unidade, que abrange uma população de aproximadamente 35 mil moradores de bairros próximos, como Higienópolis, Água Branca e Primeiro de Maio.


A solenidade contou com a presença do vereador Pedro Kawai (PSDB), vice-presidente da Câmara, que representou o Legislativo; do secretário municipal de Saúde, Pedro Mello; do vereador Ronaldo Moschini (CID), autor do projeto de lei que conferiu a denominação à farmácia; e de familiares da homenageada, entre outras autoridades.


Sônia atuou por cerca de 15 anos na assessoria administrativa da Secretaria Municipal de Saúde. Sua prioridade era solucionar as dificuldades do setor público, sempre visando à otimização dos recursos com os casos de maior emergência. "Todo esse plano de expansão da farmácia leva o nome dessa guerreira e parceira. Meus agradecimentos a todos que proporcionaram esse momento", afirmou Ronaldo Moschini.


Pedro Mello afirmou que a farmácia atende cerca de 4 mil pessoas por mês e lembrou que os recursos que permitiram as melhorias nela e na UBS —que foi totalmente reformada e reinaugurada no início do mês— são oriundos de emendas parlamentares do deputado estadual Vanderlei Macris (PSDB) e do senador Airton Sandoval (MDB-SP). Ele também falou sobre a homenageada: "Pessoa fantástica, prestou excelente serviço e está sendo imortalizada nesse espaço".


Lúcia Cristina Lara Negreiros Dávila, filha da homenageada, comentou que sua mãe foi um exemplo de servidora pública. "Ela sempre disse que não era preciso fazer o que ama, mas é preciso amar o que faz. Ela conseguiu os dois", afirmou.


Pedro Kawai agradeceu ao prefeito Barjas Negri (PSDB) as melhorias realizadas na UBS e na farmácia e parabenizou Moschini pela nomeação. Ele lembrou o sorriso com que Sônia sempre recebia a todos. "Sempre procurando atender a todos, não só aos vereadores, mas toda a população que a procurava, com toda a atenção. Ela é merecedora desse reconhecimento."


REFORMA - Camila de Souza Costa, enfermeira da UBS do Jardim Caxambu, explicou que, com a reforma, os espaços foram otimizados. "Ampliamos e modernizamos a estrutura. Temos mais salas e mais consultórios em um mesmo espaço, o que proporciona mais fluxo e atendimentos. Temos clínico geral, pediatra, ginecologista e, em breve, teremos cardiologista", afirmou. São entre 360 e 380 consultas agendadas por mês, além dos atendimentos de enfermaria.


Em relação à farmácia, Luíza Barros Pereira, farmacêutica responsável, disse que são 250 prescrições por dia. "A reforma foi fundamental para melhorarmos ainda mais o nosso atendimento", disse.


Reportagem: Rebeca Paroli

Fotografia: Davi Negri

Câmara de Vereadores de Piracicaba








27 visualizações0 comentário