top of page
Buscar
  • Foto do escritorVereador Pedro Kawai

Kawai participa da Festa da Família nas escolas

Atualizado: 15 de jun. de 2023


Pedro Kawai participou, na manhã deste sábado (20), da Festa da Família nas escolas Municipal Prof.ª Maria Apparecida Lordello Beltrame, EM Prof.ª Judith Moretti Accorsi e Escola Municipal Prof. Renato Passeri.


A Escola Municipal Prof.ª Maria Apparecida Lordello Beltrame organizou os locais, escolheu as matérias e materiais para despertar o encantamento das crianças, dos pais e da comunidade para desfrutarem do brincar com intensidade e reforçar a relevância da participação de todos na escola e na comunidade.


"A intenção desse movimento é fazer as famílias refletirem sobre os gastos com brinquedos, transformando as crianças em consumidores, pois para brincar não é preciso ter os melhores brinquedos, com o objetivo de tentar entreter as crianças sozinhas em casa, principalmente com as novas tecnologias. Eu acredito que para brincar bem é preciso ter mais adultos presentes e amigos para aproveitar", disse o diretor William Barbato


Além das atividades divertidas, o evento contou com varejão de rua, doação de mudas de alface e as famílias empreendedoras com suas guloseimas e artesanatos tornaram a Festa da Família um sucesso.


Na Escola Municipal Prof. Renato Passeri, a equipe escolar buscou criar uma festa como forma de aproximar os laços familiares e criar memórias afetivas. “As oficinas foram organizadas de forma a promover o brincar junto, pais e filhos, em um ambiente convidativo e preparado para receber e acolher as famílias da nossa escola, e assim, darmos início a semana mundial do brincar”, comentou a diretora Dulcinéia Moreira Passarini.


Os participantes puderam degustar de produtos que foram comercializados no local, como cachorro-quente, pastel, cuscuz, doces e refrigerantes. Tudo preparado pela comunidade escolar.


Já a escola EM Prof.ª Judith Moretti Accorsi trabalhou com os jogos indígenas, que fazem parte da Semana do Brincar tão esperada pelas crianças da Rede Municipal.


Os jogos indígenas oferecem uma forma única de brincar, pois foram criados com base nas tradições e costumes de cada povo indígena, envolvendo elementos da natureza, habilidades físicas e intelectuais, além de valores culturais e sociais. Os jogos podem ser individuais ou coletivos, competitivos ou cooperativos, simples ou complexos, mas sempre buscam desenvolver habilidades motoras e cognitivas, além de valores como respeito, cooperação, solidariedade e honestidade.


Ao introduzir jogos indígenas nas atividades escolares, as crianças têm a oportunidade de experimentar novas formas de brincar, aprender sobre a cultura e tradições dos povos originários, e de desenvolver habilidades físicas e cognitivas. Além disso, a inclusão de jogos indígenas na escola contribui para o fortalecimento da diversidade cultural, a valorização dos povos indígenas e a promoção do respeito e tolerância às diferenças culturais. É importante ressaltar que a incorporação desses jogos deve ser feita com o devido respeito e sensibilidade cultural, para que sejam transmitidos de forma autêntica e preservando a riqueza cultural desses povos.


“Nossa festa de abertura foi um sucesso. Muitas famílias presentes e brincantes, ocuparam todos os espaços da escola participando das propostas junto aos professores e seus filhos. O povo Pataxó esteve presente contando sobre sua cultura, seus costumes e seu modo de preservar o Meio Ambiente. As famílias e suas crianças estavam atentos a todas as palavras e gestos do povo Pataxó. Enfim, iniciamos a tão esperada Semana Municipal do Brincar com a alegria que toda criança merece vivenciar”, relatou a diretora Terezinha Rocha Campos.


“A participação das famílias no cotidiano das escolas municipais ou estaduais, é fundamental para o desenvolvimento das nossas crianças. É gratificante compartilhar momentos como esses com as crianças e seus familiares dentro das escolas. Comprovando a sua capacidade de se envolver com a comunidade. ”, disse Pedro Kawai




8 visualizações0 comentário

Коментарі


bottom of page