Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Kawai homenageará funcionário que trabalha na mesma empresa, desde 1952

José Volpato começou como auxiliar de escritório, aos 16 anos, na usina Capuava



Funcionário há 70 anos da usina Capuava, José Volpato, de 87 anos, receberá voto de congratulações da Câmara Municipal de Piracicaba. O requerimento nº 364/2022 foi apresentado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) e aprovado na noite desta segunda-feira (9), durante a 16ª reunião ordinária.


Volpato nasceu em 10 de maio de 1935 e ingressou na Capuava aos 16 anos, em 1952, como auxiliar de escritório nos controles da lavoura de cana-de-açúcar e café, gás carbônico, produção de açúcar, álcool e da cachaça.


Ao longo dos anos foi desenvolvendo diversas habilidades, como o uso de planilhas e a internet, mas até hoje mantém em sua mesa a sua inseparável máquina de escrever, sendo o único funcionário que conheceu e trabalhou com todas as gerações da Família Matthiessen, proprietária da empresa. Atualmente, a Capuava está na 4ª geração e a 5ª está sendo preparada para dar continuidade.


José Volpato é ativo, sempre um dos primeiros a chegar e um dos últimos a ir embora. Trabalha diariamente com muito interesse em aprender. “Homem do campo, tem em seu quintal sua própria horta que cultiva nos fins de tarde e aos finais semana”, detalha Kawai, no texto do requerimento.


Católico, foi professor de catecismo de várias gerações com trabalhou, desde funcionários já aposentados até os filhos dos filhos de trabalhadores da Capuava.



Texto: Câmara Municipal de Piracicaba

Foto: Blog do Nassif



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lembro-me quando, pela primeira vez, trabalhei na Festa das Nações. Tinha 12 anos e, com meu pai e irmã, ajudei na montagem da barraca japonesa. Limpava e servia as mesas e varria o chão. Me sentia im