Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Funjape: moção de aplausos celebra 20 anos de atuação contra o câncer

De autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), homenagem foi entregue a representantes da entidade nesta quinta-feira (23).


Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946

O vereador Pedro Kawai (PSDB) homenageou a Funjape (Fundação Jaime Pereira) pelos 20 anos de fundação. Na noite desta quinta-feira (23), antes do início da 33ª reunião ordinária da Câmara, o parlamentar entregou a moção de aplausos 170/2021 a representantes da entidade que atua na assistência às pessoas com câncer de todas as idades, assim como contribuindo com as famílias destes pacientes.


“Essa moção é um reconhecimento, mas, mais do que isso, é também um agradecimento por tudo o que a Funjape já realizou em Piracicaba”, disse Kawai, ao classificar a atuação da entidade “como um trabalho de extrema relevância” e que “ao longo de duas décadas possibilitou qualidade de vida não só aos inúmeros pacientes já atendidos, mas também aos familiares”, enfatizou.


A assistente social Taís Leite Marino agradeceu a homenagem em nome da Funjape e destacou que o reconhecimento da Câmara representa um agradecimento da própria cidade à entidade. “Para nós, é muito importante essa moção de aplausos, porque sabemos dos esforços de cada um para fazer um trabalho de qualidade e hoje está sendo evidenciado na proposta do vereador”, disse.


HISTÓRICO - Jaime Pereira veio com a família para Piracicaba em 1945, se casou com Thereza Fornazier. Desde cedo tinha características de um líder comunitário. Faleceu de câncer em 20 de julho de 1996. Após sua morte, alguns amigos procuraram seu filho, Abel Pereira, com a ideia de homenagear seu pai, motivo pelo qual a fundação que leva seu nome foi criada em 3 de agosto de 2001.


Organização sem fins lucrativos, entre 2001 a 2015 realizou trabalho direcionado no combate ao câncer a pessoas de todas as idades e de baixa renda, com atendimentos multiprofissionais, individual e em grupo (atendimento social, psicológico e nutricional), visitas domiciliares, transporte (de crianças e adolescentes) ao Hospital Boldrini e Unicamp, concessão de cestas básicas e leite, medicamentos não oferecidos pelo SUS, suplementos alimentares, fraldas geriátricas, empréstimos de cadeiras de rodas, camas hospitalares, entre outros.


Em 2015, foi realizado o reordenamento dos serviços. Atualmente, a Funjape atende cerca de 110 famílias e 400 pessoas, conforme a Política Pública da Assistência Social e as várias ações são pensadas, desenvolvidas e elaboradas com profissionalismo e embasamento teórico por uma equipe com assistente social, psicóloga, nutricionista, educadora social, através de serviço humanizado.


A entregada da homenagem também contou com Isabela Gandelim, assessora administrativa da Funjape, e Junior Suyeyassu, diretor do Conselho Curador.







Texto: Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

12 visualizações0 comentário