Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Funcionários do Observatório Astronômico lamentam falta de contrato

Pedro Kawai visitou o Observatório Astronômico de Piracicaba “Elias Salum” (OAP) nesta quinta-feira (9)


Foto: Davi Negri - MTB 20.499

O contrato da Prefeitura de Piracicaba com Observatório Astronômico de Piracicaba “Elias Salum” (OAP) ainda não foi renovado em 2021. É o que afirma funcionários do local. Com mais de 30 anos de história, o observatório sofreu cerca de 11 assaltos desde março de 2020 e funcionários passaram a levar objetos do local para casa a fim de preservá-los. O vereador Pedro Kawai (PSDB) esteve no local, nesta quinta-feira (9), para verificar a situação do Observatório.


Warner Beranger, astrônomo e funcionário do OAP, relatou furtos como o do computador, bebedouro, ventilador, fiação e lamentou a necessidade de se tirar o telescópio da cúpula astronômica para preservá-lo. Os funcionários destacaram que o Observatório conta com a segunda maior luneta do Estado de São Paulo e que recebia visitas da população de diversos lugares do país.


“É profundamente lamentável que a empresa que gerencia o Observatório e a Secretaria Municipal da Educação não tenham chegado a um acordo para a manutenção desse local”, disse Nelson Travnik, diretor da instituição. O OAP é mantida através de convênio entre a Esalq, Associação de Atronomia e Prefeitura.


O vereador Pedro Kawai (PSDB) destacou que solicitará ao Executivo informações sobre a renovação do contrato. “É triste ver o observatório de Piracicaba ser fechado por conta da falta de investimento e não renovação de um contrato”, disse o parlamentar. Kawai ainda lembrou da conquista de medalhas de ouro em prata em 2020 e 2021 na Olimpíada Brasileira de Astronomia e lamentou a situação do Observatório, que recebia visitas de escolas da região.




880 visualizações0 comentário