Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Frente Parlamentar de Cultura faz nova inspeção no Engenho Central

Vereadores verificaram as condições de armazenamento de materiais do Salão Internacional de Humor de Piracicaba



Os vereadores Pedro Kawai (PSDB) e Rai de Almeida (PT) visitaram o Engenho Central, na manhã desta quinta-feira (5), após a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura da Cidade de Piracicaba constatar o armazenamento inadequado de materiais do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SIHP). Os vereadores foram recebidos pelo secretário de Ação Cultural, Adolpho Queiroz, e acompanhados pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL).


“A visita de hoje é o desdobramento das visitas anteriores que fizemos quando encontramos todo esse material cenográfico do Salão de Humor acondicionado de forma como se fosse lixo que seria descartado”, relatou Rai de Almeida. A Frente Parlamentar de Cultura foi instituída após a aprovação do projeto de decreto legislativo 8/2021 e é formada por sete vereadores.


De acordo com Pedro Kawai, a visita desta quinta foi agendada após o secretário Adolpho Queiroz se comprometer em acomodar adequadamente os materiais do Salão de Humor. “Uma denúncia veio via imprensa sobre o mau acondicionamento do material. Fizemos essa visita para entender como estava sendo acomodada essa mudança do pavilhão 14 para cá”, disse.


Adolpho Queiroz mostrou aos vereadores onde estão armazenados as reproduções e o material cenográfico das edições passadas do SIHP, a biblioteca que abriga a coleção de gibis, de livros de humor e de catálogos da história dos 48 anos de Salão e a sala onde estão os quadros, as esculturas e as mapotecas. Segundo o secretário de Ação Cultural, todo o material mostrado ficará em um único lugar, após a Semac conseguir a definição e recursos para mudança. “Nós tiramos o Salão de Humor do barracão 14-A e trouxemos provisoriamente para o barracão 9. Esse não é o destino final do Salão e nós devemos levá-lo para o barracão 14-B”, afirmou.


Após a visita, Pedro Kawai declarou que o que foi visto “é bem diferente” das imagens recebidas anteriormente via imprensa. “Nós vimos que hoje, passados 10 dias da reunião, os materiais estão bem acondicionados, de maneira adequada”, disse. O vereador também destacou a importância do Salão Internacional de Humor, por “levar o nome de Piracicaba para o mundo todo”.


Rai de Almeida destacou que as visitas da Frente Parlamentar da Cultura ao Engenho Central acabaram sendo “um ganho” para cidade. “Na visita de hoje nós detectamos que a Semac, na pessoa do seu secretário, tomou as medidas que deveriam ter sido adotadas já do início, que é fazer a seleção e a separação daquilo que pode ser descartado efetivamente”, afirmou.


O vereador Trevisan Jr., que acompanhou a visita da Frente Parlamentar, parabenizou a equipe da Semac pelo o que já foi feito no Engenho Central. “Está aqui tudo guardado, tudo colocado em várias posições, em vários setores dos prédios. Houve um avanço muito grande, parabenizo toda equipe da Ação Cultural por isso, inclusive o secretário pelo trabalho que vem sendo realizado aqui".


PARCERIA COM O AHA – A Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (AHA) propôs realizar um trabalho em conjunto com a Semac para utilizar as reproduções e o material cenográfico das edições passadas do Salão de Humor que, segundo eles, “está para ser descartado por não fazer parte do acervo do SIHP”. O objetivo é catalogar o material, administrar o uso e utilizar para projetos futuros como exposições paralelas, dinâmicas e atividades nas escolas e circulação da exposição, com o desenvolvimento de atividades em centros culturais de outras cidades.


“Nós recebemos esse documento do presidente da AHA, Kevin de Freitas, mostrando interesse de separar esse material para disponibilizar em exposições paralelas para escolas, para empresas e para outras cidades da nossa região. Eu vou chamar o Kevin nos próximos dias e a gente vai alinhar”, afirmou Adolpho Queiroz.




Texto: Daniela Teixeira - MTB 61.891

Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Foto: Davi Negri - MTB 20.499


12 visualizações0 comentário