Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Estudante medalhista de ouro na OBA recebe moção de aplausos

Disputa da Olimpíada Brasileira de Astronomia 2020 ocorreu de maneira online



Camila Barrilao, recém-formada no ensino médio da Escola Estadual Sud Mennucci, recebeu nesta quarta-feira (9), a moção de aplausos 13/2021, do vereador Pedro Kawai (PSDB), pela conquista da medalha de ouro na edição 2020 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).


Na entrega, o vereador Pedro Kawai falou do exemplo bom que Camila dá aos jovens e aos estudantes do ensino médio e da valorização que trouxe para a escola pública, que merece ter reconhecimento pelo seu papel no ensino do País.


Já Camila, que esteve acompanhada do pai Manolo, não escondeu a satisfação em receber a moção, principalmente depois de um ano de muito estudo para ir bem na Olimpíada, contando sempre com o apoio dos pais e da sua escola.


Camila atualmente estuda engenharia civil na Universidade Federal da Bahia – campus Salvador e pretende dar continuidade nos seus estudos no exterior, mas com o compromisso de voltar com novos conhecimentos para ajudar o Brasil.


A competição no Brasil é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira junto às escolas previamente cadastradas na entidade. No ano passado, devido à pandemia da Covid-19, as disputas ocorreram de maneira online, em uma única etapa. Camila conquistou a medalha de ouro, depois de ter participado de outras duas edições da Olimpíada.


Após a conquista, a estudante já tem um novo objetivo: estudar ainda mais para avançar também na competição da América Latina. Cópia da moção será encaminhada para a diretora da Escola Estadual Sud Mennucci, professora Márcia Aparecida Lima Vieira.


A OLIMPÍADA - A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A partir de 2005, a Agência Espacial Brasileira (AEB) passou também a participar da organização, a olimpíada se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. E, atualmente, a Furnas também delega a comissão organizadora.


A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos, ou seja, o número de alunos participantes não é determinado.





Texto: Miromar Rosa - MTB 17.063

Supervisão: Rebeca Paroli - MTB 25.992

Fotos: Assessoria do Vereador

88 visualizações0 comentário