Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Déficit de profissionais de saúde motiva requerimento de informações

Pedro Kawai quer saber se há previsão para realização de concurso para repor ausências


Foto: Desde o início da atual gestão, Kawai alerta sobre a falta de profissionais na rede pública


O vereador Pedro Kawai (PSDB) protocolou um requerimento (64/2022), solicitando que o prefeito Luciano Almeida (DEM) informe quais são as unidades de saúde que possuem déficit em seu quadro de servidores, em especial de agentes comunitários.


A solicitação foi motivada pela constatação feita pelo parlamentar, durante as visitas periódicas que realiza junto às unidades de saúde. Semana passada, três das quatro unidades visitadas pelo vereador apresentavam equipes incompletas.


Kawai pergunta se há alguma previsão para a realização de concurso público para repor as vagas de servidores que se demitiram nos últimos meses, além dos que se aposentaram. “Infelizmente, tivemos servidores que faleceram durante a pandemia, sem contar os que se demitiram para ocupar posições em outras organizações, e essas lacunas precisam ser repostas para não comprometer ainda mais o atendimento à população”, comentou.


O documento que, apesar de protocolado ainda não foi aprovado pelo plenário da Câmara, o qual retorna do recesso nesta quinta-feira (03/02), ainda requer do Executivo, respostas se, pelo menos o edital do concurso já foi realizado e, se alguma empresa especializada já foi admitida para a realização do certame.


O parlamentar explica que, embora haja um Projeto de Lei Complementar, da Presidência da República, que impede a contratação de novos servidores durante o período da pandemia, há um entendimento jurídico que afirma ser possível a reposição de vagas, o que não se configuraria como aumento de despesas.


“O governo federal poderia revogar essa determinação para que estados e municípios possam gerenciar melhor as suas demandas, afinal, a saúde é a área da gestão pública de maior prioridade para investimentos”, comentou.





Texto: Assessoria parlamentar




165 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lembro-me quando, pela primeira vez, trabalhei na Festa das Nações. Tinha 12 anos e, com meu pai e irmã, ajudei na montagem da barraca japonesa. Limpava e servia as mesas e varria o chão. Me sentia im