Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Cultura terá menos da metade do orçamento previsto em lei

Atualizado: Jun 22

Alerta foi feito pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) durante a apresentação do PPA à Câmara de Vereadores



Durante a apresentação do Plano Plurianual (PPA), realizada por ocasião da audiência pública ocorrida na última sexta-feira (18/06), o vereador Pedro Kawai (PSDB) questionou o prefeito Luciano Almeida (DEM), sobre a redução no orçamento da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo (SemacTur), de acordo com a proposta do governo municipal.


Segundo o parlamentar, a Lei 9355/2019 que estabelece o Plano Municipal de Cultura, prevê, como uma das ações de suas metas, que, a partir de 2022, a alocação dos recursos destinados para a pasta, seja de 1,38%, contra os 0,68%n demonstrados na audiência pública, que foi convocada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal. “O valor indicado pela prefeitura representa menos da metade do que foi detalhadamente trabalhado junto ao Conselho Municipal de Cultura”, observou Kawai.


O vereador também alertou que, caso seja aprovado o Projeto de Lei nº 031/2021, o qual desvincula a atual diretoria de Turismo, da Secretaria de Ação Cultural, transferindo-a para a pasta de Trabalho e Renda, como pretende o Executivo, o orçamento poderá ser reduzido ainda mais. “Queremos saber o que vai sobrar para a Cultura desse orçamento”.


Ele disse esperar que tenha se tratado de uma falha na elaboração do orçamento, já que a temática da cultura tem uma importância peculiar para Piracicaba. “Sinceramente, não quero acreditar que o Executivo esteja mesmo disposto a reduzir mais da metade do orçamento previsto em lei. Além de se tratar de uma ilegalidade, que poderá ter consequências, os reflexos seriam ainda mais desastrosos para a classe artística e para a memória da cidade”, concluiu.


Texto: Assessoria parlamentar

Foto (Davi Negri)

13 visualizações0 comentário