Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Cientista Carlos Eduardo Cerri tem conquista reconhecida pela Câmara

Professor doutor da Esalq-USP foi apontado, junto com o pai, como um dos cientistas mais influentes do mundo em relação a estudos sobre o clima.



Reconhecido pela Agência Reuters como um dos maiores cientistas do clima em todo o mundo, o professor doutor Carlos Eduardo Pellegrino Cerri teve a conquista destacada pela Câmara Municipal de Piracicaba com a moção de aplausos 71/2021, entregue pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) em ato solene, na sala da Presidência, na noite desta quinta-feira (19).


A "hot list", divulgada em abril pela agência, uma das principais produtoras de notícias do globo, identificou os 1 mil cientistas mais influentes em relação a estudos sobre o clima, com base no número de artigos de pesquisa publicados sobre tópicos relacionados às mudanças climáticas e a frequência com que esses textos foram citados por outros especialistas.


A lista, que traz cinco brasileiros, menciona Carlos Eduardo, que integra o Departamento de Ciência do Solo da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo), e seu pai, o também professor doutor Carlos Clemente Cerri, que faleceu em 2017.


Como professor associado na Esalq-USP, Carlos Eduardo atua principalmente nos temas relacionados à matéria orgânica do solo, ao aquecimento global e às mudanças climáticas, à agricultura e ao mercado de créditos de carbono, à modelagem matemática, à geoestatística e ao geoprocessamento.


"Este é um momento de agradecimento, porque você leva o nome de Piracicaba para os quatro cantos do mundo. Como os vereadores são os representantes de toda a cidade, este é um reconhecimento de Piracicaba a você. Que sirva como mais um incentivo na sua carreira e que tenhamos cada vez mais motivos de lhe agradecer", afirmou Kawai.


O vereador acrescentou que a entrega da moção de aplausos consiste em "uma homenagem dupla". "Afinal, pai e filho fizeram história", disse, lembrando que o pai de Carlos Eduardo dá nome à medalha concedida pela Câmara em homenagem aos destaques da ciência e tecnologia em Piracicaba.


O professor doutor afirmou que o pai teve "participação fundamental" em sua trajetória. "Ele nunca diretamente mencionou para eu fazer isso ou aquilo, mas, quando admiramos uma pessoa, acaba tendo um reflexo positivo nas nossas ações. Acho que a genética e a admiração me fizeram trilhar uma carreira que teve uma relação bastante interessante com meu pai", comentou Carlos Eduardo, que recebeu a homenagem junto com a família.


O cientista explicou sua linha de pesquisa. "Os trabalhos são ligados à área de agricultura, pecuária e silvicultura, cujas ações têm a capacidade de produzir fibras, energia e alimento, mas também têm um desafio muito grande de gerar a produção desses bens com respeito às condições do ambiente, sobretudo quanto à emissão reduzida de gases do efeito estufa. Têm que continuar produzindo mais, só que com menor emissão de gases e maior fixação de carbono, tirando parte desses gases que estão na atmosfera para 'sequestrar' na planta e no solo. Esse é o desafio."



Texto: Ricardo Vasques - MTB 49.918

Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401


36 visualizações0 comentário