Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Cecan recebe homenagem por reconstrução de mama em pacientes

Centro de Câncer da Santa Casa de Piracicaba (Cecan) recebeu moção de aplausos, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), nesta terça-feira (14)



O projeto que presenteou pacientes do Cecan (Centro de Câncer da Santa Casa de Piracicaba) com micropigmentação da auréola do seio e de sobrancelhas motivou a entrega de moção de aplausos nesta terça-feira (14). A ação foi promovida pela própria instituição em parceria com a micropigmentadora Ana Savoy e sua equipe. O vereador Pedro Kawai (PSDB), autor da moção, entregou a homenagem para o diretor Fernando Medina e para a gestora administrativa Andreia Klefenz.


De acordo com o texto da moção 230/2021, pacientes em tratamento de câncer de mama no Cecan se emocionaram ao ser presenteadas com as sessões de micropigmentação, realizadas pela equipe de Ana Savoy e mais15 micropimentadoras.


“Esse trabalho é fundamental para as mulheres que foram submetidas à mastectomia, com reconstrução mamária ou qualquer outro tipo de cirurgia que elimina o mamilo (...) o procedimento realizado pela equipe de Ana Savoy aumenta a autoestima significativamente das mulheres com câncer de mama”, disse o médico Fernando Medina.


O procedimento reconstrói a região dos mamilos e ajuda a disfarçar as cicatrizes de modo que a pele fique mais próxima da sua cor natural. A técnica também foi utilizada para realçar as sobrancelhas das pacientes. O atendimento foi realizado em cerca de 50 mulheres.


“O projeto consiste em cuidar dessas pacientes, dar assistência,não somente na questão do tratar a doença em si, com a cirurgia, com a quimioterapia, a radioterapia, mas enxergar essa paciente como um todo”, explica a gestora Andreia Klefenz, para quem o procedimento permite resgatar a autoestima da mulher que passou pela cirurgia.


De acordo com o vereador Pedro Kawai, autor da homenagem, é necessário considerar aspectos estéticos para promoção da autoestima das pacientes. “É um grande prazer poder reconhecer o comprometimento, a dedicação tanto do Cecan quanto da Ana, mas principalmente o carinho e o amor que eles desembolsam e se dedicam ao dia a dia das pacientes”, disse.


Andreia Klefenz comenta que o projeto também auxilia na questão socioeconômica, uma vez que todas as etapas do procedimento são gratuitas. “Essa paciente tem a reconstrução primária e a manutenção, então ela sempre será assistida e acompanhada”, ressaltou.


Foto: Davi Negri - MTB 20.499

Texto: Câmara de Piracicaba



15 visualizações0 comentário