Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Câmara reconhece mérito de escola municipal como a melhor do Brasil

Moção de aplausos entregue pelo vereador Pedro Kawai destaca o Ideb, onde a escola "Ditinha Penezzi" superou a média nacional 5.9 ao atingir a nota 8.2


A Câmara de Vereadores, por intermédio de Pedro Kawai (PSDB) concede moção de aplausos 108/2020 à Escola Municipal Maria Benedicta Pereira Penezzi, "Ditinha Penezzi", pela nota acima da média nacional e estadual conquistada no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), onde escolas municipais de Piracicaba tiveram nota média de 6.8 em 2019, valor acima da média nacional, de 5.9, e da média do Estado de São Paulo, que foi de 6.7.


Na manhã desta segunda-feira (14), às 10h00, em ato solene nas dependências da unidade escolar, localizada na rua Moacir Correa, 130, bairro Campestre, Pedro Kawai, também acompanhado pelo vereador do PSDB, Osvaldo Airton Schiavolin, o Tozão fez a entrega da honraria, em avento que contou com a presença do corpo diretivo da unidade escolar.


O vereador Pedro Kawai destacou o relevante trabalho desenvolvido com os alunos, o que resultou no reconhecimento da escola dentre as melhores do Brasil. O parlamentar também falou da importância a que se reveste uma moção de aplausos, em documento que ficará para a história da cidade.


O vereador Tozão também enalteceu a conquista e o reconhecimento da Câmara perante o esforço da comunidade escolar, que refletiu neste destaque nacional. E, ainda referendou o vereador Pedro Kawai, para dar prosseguimento a projetos de sua autoria, a exemplo do projeto 40/2019, que dispõe sobre a introdução de assistência psicopedagógica nas escolas do município de Piracicaba, no quadro de profissionais nas escolas municipais e particulares, afim de auxiliar alunos, pais, professores e diretores nas relações interpessoais e melhoramentos das habilidades sócioemocionais.


Na condição de presidente da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia, o vereador Pedro Kawai disse que dará prosseguimento na discussão deste projeto na Câmara, até em função dos impactos que o processo educacional no país passará após a pandemia devido ao Covid-19.


A diretora Simone Cristina Beraldo Alonso, que no ano que vem assumirá uma nova gestão perante uma escola municipal, também recebeu cópia da moção de aplausos e, destacou o mérito de toda equipe que trabalhou em prol desta conquista.


Já a diretora atual, Mahatima Fluentes agradeceu o reconhecimento da Câmara, pela concessão da moção de aplausos, por contemplar uma equipe que se empenhou, no fortalecimento da educação desde a base, com reflexo no sucesso alcançado hoje. "Tenho orgulho de fazer parte deste processo, o que nos dá força aos desafios nos próximos anos", disse a educadora, ao também enfatizar que educação de qualidade se faz no dia-a-dia.


Além da homenagem, Mahatima também se diz satisfeita pela disposição dos parlamentares, Pedro Kawai e Tozão na continuidade de projeto de lei que possa dar um aporte aos profissionais de educação nas unidades escolares, principalmente nos próximos anos, no pós pandemia, onde teremos em salas de aulas os mais diferentes reflexos de problemas sociais, de famílias desestruturadas, violência e outras mazelas sociais que refletirão na formação educacional das crianças, sendo primordial um aporte de profissionais de outras áreas, a exemplo de psicólogo e assistência social.


MOÇÃO - na moção de aplausos, o vereador Pedro Kawai considera o indicador divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do MEC (Ministério da Educação), considerando que a rede municipal de Piracicaba, com alunos de 5º ano, de 42 escolas municipais foram avaliados, onde duas delas tiveram índice acima de 8. Dentre elas, a Escola Municipal Maria Benedicta Pereira Penezzi, que registrou o Ideb mais alto na educação municipal, 8.2.


De acordo com os indicadores, 28 escolas já atingiram ou superaram o Ideb projetado para 2021 para a rede municipal de Piracicaba, que é de 6.7, e que 16 escolas tiveram índice de 7 a 7.9, vinte escolas tiveram índice de 6 a 6.9 e quatro escolas tiveram notas 5.9, 5.8 e duas tiveram 5.6.


As notas obtidas no instituto reforçam o comprometimento das políticas públicas desenvolvidas no setor da educação em nosso município, reconhecendo a qualidade da educação básica da nossa cidade.


Cópia da moção também será encaminhada à secretária municipal de Educação, Ângela Correa Cassavia Jorge Correa.

Reportagem: Martim Vieira

Fotografia: Guilherme Leite

Câmara de Vereadores de Piracicaba




9 visualizações0 comentário