Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Kawai homenageia profissionais da comunicação

Atualizado: 3 de jun.

(VÍDEO) Reunião solene alusiva ao Dia dos Profissionais da Comunicação, realizada nesta quarta (1), enalteceu papel da área na garantia da democracia e da liberdade de expressão


O trabalho desenvolvido em Piracicaba por profissionais de diversas áreas da Comunicação Social ganhou destaque na Reunião Solene realizada na noite desta quarta-feira (1), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges” da Câmara Municipal de Piracicaba.


A cerimônia, instituída no calendário da Casa por meio do decreto legislativo 27/2018, neste ano, foi proposta pelo requerimento 265/2022, de autoria de Pedro Kawai (PSDB), parlamentar que também a presidiu.


Na solenidade, profissionais que se destacaram ao longo do ano em sete áreas da comunicação social foram homenageados e receberam, das mãos do parlamentar, quadros alusivos à data:


- Agência Neurônio Adicional (Comunicação Publicitária), na ocasião representada pelo seu diretor, Mateus Piffer Jr

- Alexandre Neder (Comunicação Televisão)

- Ary Jones (Comunicação Rádio)

- Evaldo Vicente (Comunicação Impressa)

- Lilian Geraldini (Comunicação Corporativa)

- Vitor Prates (Comunicação Digital)

- Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Piracicaba (Comunicação Pública), representado, na cerimônia, pela Chefe do Setor de Jornalismo, Rebeca Paroli Mackoul.


Democracia e liberdade de expressão - Pedro Kawai, após agradecer a presença dos homenageados, lembrou que a comunicação, em suais mais diversas manifestações, é estruturante e constituinte da própria humanidade: “o que seria de nós sem a comunicação?”, refletiu o vereador.


Na sequência, ele enalteceu o papel dos profissionais e meios de comunicação na garantia da liberdade de expressão e na manutenção de uma sociedade pautada por valores democráticos:


“A democracia, a transparência, o direito de expor o que penso e sinto, seja por qualquer meio, eu ter esse direito, é a comunicação que faz isso. Eu posso falar para quem concorda comigo e para quem não concorda também, mas eu tenho o meu direito de falar, graças aos profissionais da comunicação. É por isso que resgatamos aqui, nesta Casa, o dia do profissional da comunicação. Mais do que nunca, o poder público deve respeitar, homenagear e agradecer aos profissionais da comunicação”, disse o vereador.


Para Rai de Almeida (PT), vereadora que compôs a mesa da solenidade, os comunicadores, de forma geral, passam por um “momento bastante crítico do ponto de vista da liberdade de imprensa e das dificuldades em notificar determinadas notícias, correndo riscos de serem tolhidos e até sofrerem represálias. Mas vocês estão firmes nesta frente”, destacou a parlamentar.


A voz dos homenageados - O jornalista e apresentador de diversos programas de televisão e rádio em Piracicaba, Alexandre Neder, em discurso feito em nome dos demais homenageados, definiu o evento como “a festa da liberdade de expressão”, e se disse “extremamente honrado” por fazer parte do “timaço reunido nesta noite pelo vereador Pedro Kawai”.


O orador, após ressaltar o trabalho e as particularidades de cada um dos homenageados e de lembrar de outros grandes nomes da comunicação piracicabana, frisou que “essa iniciativa não é importante apenas para fortalecer a democracia e a liberdade de expressão, mas para refletir sobre a importância dos veículos de comunicação na sociedade, especialmente nesse mundo que vivemos, tão focado em brigas, polarizações, em raiva e em destruição de reputações. É importante, hoje, aceitarmos essas dificuldades e essas necessidades de debates, mas nunca aderindo ao fracasso da jogada desleal, do jornalismo feito nos porões mais escusos de uma sociedade”.


Lilian Geraldini, que subiu ao púlpito para discursar em nome das mulheres profissionais da comunicação, agradeceu aos colegas de trabalho, parentes e amigos pelo apoio e incentivo ao longo de sua carreira, e destacou que “trabalhar com comunicação é desafiador”.


A homenageada, declaradamente uma apaixonada pelo que faz, definiu a área como “complexa e envolvente”, e acrescentou que “quem trabalha com comunicação é porque realmente foi tocado por ela. E o que mais me fascina e, certamente fascina meus colegas aqui, é que ela é feita por alguém, no caso nós, mas sempre com foco no outro”, completou.


A mesa da Reunião Solene em comemoração ao Dia dos Profissionais da Comunicação também foi composta pelo presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Youssef, e pelo comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Alexandre Bergamasco.




Texto, foto e vídeo: Câmara de Piracicaba



9 visualizações0 comentário