Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Câmara homenageará Associação Piracicaba Rugby pelos 45 anos do time

Alunos deram origem ao time em 1976; em 1997, teve início a equipe feminina.




Com raízes na Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo), a Associação Piracicaba Rugby será reconhecida pela Câmara pelos 45 anos do time. A moção de aplausos 163/2021, apresentada pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) e aprovada nesta segunda-feira (23), na 25ª reunião ordinária, será entregue ao presidente da agremiação, Alexandre Sakavicius Borges.


Surgido em 1976 com um grupo de estudantes da Esalq-USP que se reuniu para praticar o esporte, até então desconhecido, o time começou como "Rugby Luiz de Queiroz". No começo, integrava apenas alunos e membros da universidade. Com o aumento do interesse das mulheres pela modalidade, em 1997 teve início a equipe feminina, conhecida como "As Encarnadas".


Na década de 2000, o time deu início a um processo para expandir seus treinos, permitindo a participação de pessoas que não fossem ligadas à Esalq-USP. Para isso, foi elaborada uma reforma administrativa que culminou com a mudança de nome do time, que, em 2009, passou a se chamar "Piracicaba Rugby".


A associação esportiva foi criada em 2016 e, no ano seguinte, ampliou sua atuação para além das categorias adulto (masculino e feminino) e máster, com a abertura da categoria de base, que passou a oferecer treinos com o apoio da organização não-governamental Gaia Mais e o Tiro de Guerra.


"Durante toda a sua história, o Piracicaba Rugby fez questão de manter suas raízes caipiras, mostrando orgulho por representar o interior e sendo reconhecido pelos seus esforços. E isso tem trazido belos resultados, como a conquista inédita do título de campeão paulista, subindo para série C do campeonato em 2019", destaca Kawai.




Texto: Ricardo Vasques - MTB 49.918

Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946

11 visualizações0 comentário