Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Artistas recebem moção de aplausos pelo projeto “Arte na Comunidade”

Grupo reuniu crianças do bairro Monte Alegre para participar da revitalização do muro do Centro Comunitário


Um grupo formado por oito artistas foi homenageado, nesta terça-feira (26), com a moção de aplausos 104/2022, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), pelo projeto “Arte na Comunidade”, desenvolvido no bairro histórico de Monte Alegre. Também receberam a homenagem as empresas Quest Consult e Oji Papéis Especiais, responsáveis pela criação e patrocínio do projeto respectivamente. O trabalho consistiu na revitalização do muro do Centro Comunitário do bairro, que recebeu painéis elaborados pelos artistas em parceria com as crianças da comunidade.


Através da técnica conhecida como Muralismo, foram retratados elementos da flora e fauna montealegrense: garça, capivara, gambá, tatu, quati, ouriço, compostos através das palmas das mãos das crianças no muro. Em oficinas promovidas pelos artistas, as crianças participaram do processo criativo, em painéis de 1,5 m, sobre os quais os artistas trabalharam novas formas de sobreposição, até chegar a um painel completo.


“Esta moção é o reconhecimento do que Piracicaba tem de mais forte: o trabalho coletivo. É a união das empresas, dos artistas, da sociedade, do poder público é fundamental para uma sociedade mais justa”, avaliou o vereador Pedro Kawai (PSDB). “A cultura traz conhecimento, história, um olhar para o futuro e, neste caso, um olhar para a natureza. A participação das crianças mostra que elas podem ser protagonistas não só agora, mas do futuro”.


O coordenador artístico do projeto, Camilo Riani, agradeceu ao vereador e à equipe. “Quando se investe em arte, cultura e educação, é possível transformar a realidade de um País”, colocou. “Estamos emocionados e felizes porque fomos atores desta história, mas é um reconhecimento do poder público para a arte e a cultura, que são frutos de uma construção da sociedade. Quem fez tudo foi o coletivo e isso é transformador”.


O artista Eduardo Grosso aproveitou para lembrar a necessidade de retomada do cenário artístico e cultural da cidade. “A gente tem as ideias, mas por uma série de fatores nem sempre consegue levar adiante. Por isso, precisamos do apoio do poder público. Piracicaba tem uma geração de artistas, uma agitação cultural que muitas cidades não têm. Espero que a gente consiga retomar o que fazia”, afirmou. “No momento em que a cultura está sendo atacada , estamos recebendo prêmio e resistindo”, corroborou o artista João Ariozo Peixe Pixado.


Foram homenageados com a moção os artistas Camilo Riani, Erasmo Spadoto, Eduardo Grosso, João Ariozo Peixe Pixado, Paulo Riani, Francisco Riani, Amélia Riani, Gustavo Riani, além da empresa patrocinadora, Oji Papéis Especiais, através da coordenadora de Responsabilidade Social, Mônica Salles, e a Quest Consult, através da representante Márcia Kling e do produtor executivo Wagner Pavarin.


Texto e foto: Câmara Piracicaba

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo