top of page
Buscar
  • Foto do escritorVereador Pedro Kawai

Alunos procuram a Câmara para reforço de pesquisa junto à Unicamp



O vereador Pedro Kawai recepcionou o grupo de estudantes das escolas estaduais Pedro Cavalcanti e Jethro Vaz de Toledo, sendo acolhidos no setor de Documentação e Arquivo

Conhecer o patrono de suas escolas, com destaque ao legado deixado por personalidades e cidadãos que se perpetuam nas denominações de unidades escolares e, tendo como foco a realização de trabalho de pesquisa junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio - PIBIC-EM, da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp.


Com este objetivo, alunos das escolas estaduais, Pedro Moraes Cavalcanti, bairro Nova Iguaçú e Jethro Vaz de Toledo, localizada no bairro Jardim Itapuã estiveram na Câmara, na manhã desta segunda-feira (19), sendo acolhidos pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), nas dependências do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Casa de Leis, onde os estudantes tiraram suas dúvidas e foram devidamente orientados por servidores, em informações sobre o patrono de suas escolas, bem como tiveram acesso a diversos meios de comunicação, como o sistema Atom.


Os estudantes informaram que o levantamento de dados, além de traçar um perfil histórico dos patronos de suas escolas, também busca subsídios para endossar o andamento de pesquisa para avaliar a condição psicobiossocial da população, no trabalho científico a ser apresentado na Unicamp, com prazo final de apresentação até o dia 28 de junho.


A estudante Renata Ramiro (15), do primeiro ano do ensino médio foi a única aluna da escola estadual Jethro Vaz de Toledo e, esteve na Câmara acompanha por sua mãe, Lidia Conceição Ramires, que enalteceu o papel do Legislativo em possibilitar um lugar seguro e com muitas informações. "Aqui tem de tudo. O acervo da Câmara enriquece muito a educação", reconheceu Ramires, que ainda informou que foi professora na rede pública por 32 anos.


Os alunos da escola Pedro Moraes Cavalcanti: Simone Amaral (12), 2ºA, Tainá Rondini (15), 1º A, Camila Souza (16), 2º A, Gabriel Silva Queiroz (17), 2º B e Júlia Muramoto (16), 2º C também destacaram a relevância das informações recebidas na Câmara, além de mencionarem o nome do professor de Biologia, Leandro, além do docente da Unicamp, Miguel Moreira Júnior.


Atom - O Access to memory (Atom) e um sistema de descrição arquivística de código aberto criado pelo Conselho Internacional de Arquivos, através do qual o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara disponibiliza itens do acervo histórico da Casa de Leis.

Com as novas inclusões, o acervo histórico online da Câmara Municipal de Piracicaba passa a contar com mais de 3.500 itens documentais, disponíveis para acesso do público em geral através do link https://documentacao.camarapiracicaba.sp.gov.br/index.php/.


Programa - o programa de pesquisa da Unicamp atua no despertar de vocação científica e incentiva jovens talentos provenientes do Ensino Médio de Escolas Públicas das Diretorias de Ensino Leste e Oeste (Campinas, Valinhos e Vinhedo), de Limeira e de Piracicaba, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, envolvendo-os com os desafios atuais da ciência e com a metodologia do trabalho científico, sob a orientação de professores(as) e pesquisadores(as) desta Universidade.




Texto: Martim Vieira - MTB 21.939

Supervisão: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Foto: Samuca Miazaki


4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page