Buscar
  • Vereador Pedro Kawai

Alunos de curso técnico simulam votação de projeto de lei

A atividade foi desenvolvida pelos alunos do ensino médio da EE João Guidotti em palestra promovida pelo vereador Pedro Kawai (PSDB)


Alunos da Escola Estadual João Guidotti, no bairro Morumbi, que frequentam o ensino médio integrado ao curso técnico em administração do Novotec, programa profissionalizante do governo do Estado de São Paulo, participaram na tarde desta segunda-feira (20), de uma simulação de votação de projeto de lei, durante palestra proferida pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), a convite da professora Diana Kochmanski, da ETEC Cel. Fernando Febeliano da Costa, coordenadora do Novotec Híbrido.


A palestra teve como tema a profissão de administrador e as diferentes possibilidades que os estudantes têm para atuar na área. Kawai disse que a Administração é uma área do conhecimento muito versátil, que possibilita atuação profissional em setores como finanças, logística, marketing, comércio exterior, produção e gestão de pessoas. “Como administrador, aprendi, na faculdade a conhecer um pouco sobre cada área e isso me ajudou muito na minha trajetória profissional no Brasil e no Japão”, explicou aos jovens. “Hoje coloco em prática várias ferramentas administrativas que aprendi, especialmente o planejamento estratégico, que utilizo como empresário e como vereador”, disse.


Cinco estudantes se voluntariaram como vereadores e encararam o desafio de votar um projeto de lei fictício, que disciplinaria o uso dos smartphones em sala de aula. A atividade dividiu a opinião dos presentes, que apresentaram seus argumentos favoráveis e contrários. No final, foi aprovada a limitação do uso dos celulares em sala de aula.


Kawai ressaltou a importância de se conscientizar os jovens sobre o que denominou de “boa política”, que é o exercício pleno da cidadania. “Em geral os jovens não gostam de falar sobre política porque possuem um conceito distorcido sobre ela, mas hoje pudemos mostrar a importância de pensar coletivamente e também de compreender que, na democracia, às vezes se ganha e às vezes se perde”, considerou.


Os gestores da EE João Guidotti agradeceram a disponibilidade do vereador e a participação dos alunos e aproveitaram a presença do parlamentar na unidade escolar para apresentar algumas demandas importantes, especialmente no que se refere à acessibilidade para pessoas com deficiência.







Texto e foto: Assessoria parlamentar

3 visualizações0 comentário